TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkheim: tipos de solidariedade social

Tese: Emile Durkheim: tipos de solidariedade social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 11

Características entra as declarações, a dos Direitos do Homem e do Cidadão e a dos Direitos da Virgínia:

São de fatores de opinião publica, das mais diversas fronteiras e vão descobrindo os condicionamentos econômicos , sociais e outros que impedem sua completa realização.

É com a historia e a partir dela juntamente com seus grandes pensadores é possível enxergar a evolução da humanidade.

O sentido de ampliar o conhecimento, a essência humana visando assegurar a cada pessoas os seus direitos fundamentais.

Diferenças entre as duas Declarações:

Os motivos pelo o qual a população francesa resolveu expor uma declaração solene sobre os direitos sagrados e inalienáveis: o convencimento de que o esquecimento e os desprezos dos direitos naturais do homem . Proclamada na presença do Ser Supremo a Declaração dos Direitos e do Cidadão.

Já a Declaração de Direitos da Virgínia foi criada em 1776 precede a Declaração de Direitos dos Estados Unidos. A Declaração dos direitos da Virgínia criada e elaborada para proclamar os direitos naturais e positivos inerentes ao ser humano , também o direito de se rebelar contra um governo inadequado.

Motivos específicos por tais reconhecimentos de valores e direitos.

Emile Durkheim: os tipos de solidariedade social

A obra é basicamente mostrando o que une os homens em sua (maior e menor ligação) compreendido o que une uns aos outros nas mais diferentes sociedades que são dados pela solidariedade social, fora isso não haveria uma vida social sendo esta solidariedade do tipo mecânica ou orgânica.

O que seria a solidariedade social? E a ideia de convivência coletiva. Cada pessoa possui sua convivência individual por meio dela tomaríamos decisões para nosso dia-a-dia. Já a sociedade seria a soma da convivência coletiva (ou comum). A convivência individual sofreria influencias da consciência coletiva.

A obra de Emile Durkheim é todo um estudo e questionamentos voltado para o entendimento social com o olhar voltado para o coletivo, com a motivação de chegar-se a um caminho para o desenvolvimento coletivo através da consciência coletiva, visando melhorias de um conjunto de modo que, suas vontades e desejos individuais também possa ser atendidos sem que prejudique o espaço do outro.

Fácil perceber semelhanças entre as duas declarações de sociedade tendo como argumentos em sua obra, Durkheim se utilizou das seguintes: as opiniões publicaam das mais diversas sociedades (fronteiras), sendo comprovado pelo o fato de abordar o assunto sobre opiniões e censo coletivo e a visão e opiniões individualista, características das declarações, á opinião pública.

Através da historia que nasceu os direitos das declarações e a obra de Durkheim também surge de fatores históricos

As declarações visa assegurar a cada pessoa seus direitos fundamentais e a obra de Durkheim nos ajuda a compreender o individua e a sociedade.

A Revolução americana

A Revolução americana foi na sua origem,um movimento de resistência e de revolta contra o domínio britânico ,mais concretamente contra a forma como esse mesmo domínio foi exercido nas colônias norte-americanas no período que se seguiu a guerra dos sete anos.

A Revolução francesa foi influenciada pelas ideias do iluminismo e pela independência americana .Foi a partir daí que os Estados unidos conquistaram sua independência.

A Revolução americana foi uma revolta das colônias contra um rei estrangeiro enquanto a revolução francesa foi uma revolta das classes mais baixas dentro do seu próprio pais.

Na Revolução americana as pessoas modelavam as instituições ,na francesa eram as instituições que modelavam as pessoas.As duas trazem uma forma de política própria.

Foi necessária uma grande doutrinação para que os colonos passassem a pensar em si próprio como americanos ,e não como ingleses,caso contrario corria se o risco de um retrocesso no processo de independência.A revolução americana garantiu liberdade e constituição democrática .A experiência americana provou ,pela primeira vez que combater a velha ordem podia obter sucesso.

A revolução francesa foi um período de grandes conquistas para os Estados unidos, pois foi a parti daí que conquistaram sua tão sonhada independência.

Revolução Francesa

Por que o conflito entre o velho regime e as novas forças ascendentes era mais agudo na França do que nos outros países da Europa?

As crescentes disparidades entre as classes sociais francesas fizeram surgir no país um enorme conflito entre os interesses estabelecidos do velho regime e as novas forças sociais ascendentes. Esse período resume a condição francesa à época pré-revolucionária. A tensão social que ali se estabelecia estava próxima do seu limiar, equilibrada tão somente pela tênue incerteza do que se veria a seguir.

Qual foi a classe social que deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva?

Na França, o estado de conflito potencial se transformaria em conflito efetivo após uma “relação feudal”. Este teria consistido numa tentativa da nobreza em reaver sua condição privilegiada como classe dominante. Desde o declínio do sistema feudal, a burguesia havia conquistado diversos setores na direção da administração dos assuntos estatais, já que adquirira crescente importância com o desenvolvimento das relações comerciais. Os nobres, portanto, pareciam não pertencer á nova sociedade que se vislumbrava, e nesse período de desesperada transição era natural que usassem seu bem principal, os privilégios reconhecidos. A invasão dos setores administrativos foi realizada com sucesso, o que promoveu a exaltação dos atritos com a classe média.

Em quais sentidos as reivindicações da Declaração dos Direitos do homem e do cidadão são reivindicações dessa classe social?

Os ideais igualitários e liberais surgidos da Revolução Francesa influenciaram o mundo de uma maneira sem precedentes na história. A Revolução não pesquisou tão somente qual era o direito particular do cidadão francês, mas também quais os deveres e direitos gerais do homem e do setor público. Como parecia aspirar mais ainda à regeneração do gênero humano que à Reforma da França, acendeu uma paixão que as revoluções políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com