TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo - ARTS

Pesquisas Acadêmicas: Empreendedorismo - ARTS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

Balanced Scorecard– BSC

BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico desenvolvido paraestabelece quatro perspectivas a serem levadas em consideração para um processo de sucesso da estratégia: a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a do aprendizado e crescimento, ela é uma ferramenta de medição e gestão de desempenho.

A ferramenta Balanced Scorecard bsc e imprescindíveis para uma empresa que quer ser umas das melhores no mercado, as que não usam essas ferramenta não tem uma desenvoltura eficaz, cada vez mais a falta dessa ferramenta não aplicável, chega a falência, fechando as portas, e deixando muita gente sem emprego, por não saber planejar e organizar de forma adequada, o BSC é um mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação.

A metodologia BSC foi inicialmente divulgada no ano de 1992desenvolvida pelo professor Robert Kaplane Norton, da Harvard Business School Presidente da RenaissanceSolutions, através de um artigo onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas, a ferramenta Balanced Scorecardbsc temcomo entidade claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o seu desempenhoempresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis, é essa ferramenta usa uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros e administrativos.

O Balanced Scorecardtem como objetivo auxiliar a empresa, pelo simples fato das empresas estarem procurando novas formas de gerenciamento para enfrentar o atual ambiente globalizado de alta competitividade e acirrada concorrência. É por isso que as empresas implantam apartir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias.

O ‘’BSC ‘’visa os principais, objetivo dePlanejamento. Estratégia. Desempenho.

BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele. O Balanced Scorecard foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e desempenho empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica, o BSC deve ser utilizado pelos executivos que precisam tomar uma série de decisões: a respeito de suas operações, de seus processos de produção, de seus objetivos, produtos e clientes, ou seja, visando o atingimento do Planejamento Estratégico da organização.

Essa ferramenta também é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a programá-la.

O BSC emergiu porque é um sistema capaz de compreender a estratégia empresarial e comunicá-la a toda a organização

BSC Balanced Scorecard é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho. O termo “Indicadores Balanceados” se dá ao fato da escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque o somatório destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, consequentemente criando valor futuro.

Definição do BSC

BSC como um sistema de mensuração do desempenho e posteriormente, como um sistema de gestão estratégica.

O BSC também é classificado como um sistema de suporte à decisão, pois pretende reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia. Esta definição recebe críticas, pois ele abrange mais do que a tomada de decisão, focando também a comunicação da estratégia e o feedback de seu cumprimento.

O BSC é um sistema que materializa a visão e o crescimento. Tais medidas devem ser interligadas para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento de produtividade.

Objetivo

O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações:

• Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia - É frequente as organizações possuírem uma visão e estratégias que não são devidamente esclarecidas e discutidas. A clarificação e tradução da visão estratégica pelos membros da organização facilita o seu sucesso. O BalancedScoredcard ajuda a esclarecer as ações a empreender para definir o mapa estratégico através de uma sequência de relações causa e efeito entre resultados e vetores de desempenho. Este método também contribui para a criação de consensos entre os gestores da visão e estratégia da organização.

• Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas - Comunicar e interligar objetivos e indicadores estratégicos - o comprometimento dos colaboradores com a organização só existe quando as metas que visam obter se encontram alinhadas com os objetivos e expectativas dos gestores. Se o sucesso da organização depende dos objetivos estratégicos da organização serem atingidos, tal meta só se afigura possível quando os colaboradores os conhecem e reconhecem como seus. O colaborador esforçar-se-á na mesma medida e proporção em que conhecer as intenções estratégicas da empresa e se rever nelas. A estratégia de comunicação poderá sustentar-se no próprio canal interno de comunicação, como por exemplo: A intranet, newsletters etc.

• Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas - os gestores devem identificar metas desafiantes para os seus funcionários, definir processos internos, planejar o desempenho financeiro e o crescimento. A definição de objetivos conduz à mensuração dos mesmos comprometendo os colaboradores na redução do tempo de execução das tarefas; na introdução consolidada de produtos no mercado e no aumento da sua capacitação e competências.

A concepção do Balanced Scorecard

está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com