TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo No Brasil E No Mundo

Casos: Empreendedorismo No Brasil E No Mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 5

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Acadêmica: Ana Carolina Gonçalves Pacheco

Clausia Aparecida Krug Ribeiro

Professor: Roberto Gartner

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Administração em Recursos Humanos (RH26) – Empreendedorismo

09/05/2014

RESUMO

Este paper tem como objetivo explicar o significado de empreendedorismo, bem como contextualizar um pouco da história e trazer alguns conceitos de grandes estudiosos no assunto para que as pessoas possam entender e compreender o verdadeiro significado de ser empreendedor. O empreendedor surgiu na Idade Média e sofreu várias mudanças até os tempos atuais. Na década de 90 surgiram entidades como o SEBRAE, que passaram a trabalhar para auxiliar as pessoas que quisessem abrir seus negócios, a partir deste apoio o Brasil passou a ser destaque como um dos países mais empreendedor do mundo.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedor.

1 INTRODUÇÃO

Conceituar empreendedorismo é muito subjetivo, pois cada um possui uma visão e em entendimento diferente sobre o tema. No Brasil o tema ainda é relativamente novo, pois teve somente nos anos 90 com a abertura da economia os brasileiros passaram a integrar este movimento empreendedor.

Por isso esse papear propôs-se a proporcionar o entendimento sobre empreendedorismo, trazendo alguns conceitos pré-definidos, bem como um breve histórico de como surgiu o empreendedorismo no mundo e no Brasil. Trazendo informação de pesquisas que mostram o quão empreendedor é o Brasil.

2 EMPREENDEDORISMO NO MUNDO

Empreendedorismo é um tema latente no mundo atual em que vivemos, mas ainda não está muito claro para muitos, o que realmente significa ser empreendedor. Existem muitos conceitos diferentes para explicar o que é empreendedorismo. Para Dornelas (2001, p.37) “empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”.

É fato que o empreendedorismo sempre existiu durante toda a história humana. Na Idade Média, o empreendedor não assumia riscos, mas gerenciava grandes projetos de produção com o auxílio financeiro do governo. Foi no século XVII que surge a relação de assumir riscos e o empreendedorismo, foi nesta época também que o nome empreendedorismo foi criado para diferenciar o capitalista do empreendedor. Foi no século XVIII, com o início da industrialização que os capitalistas foram totalmente diferenciados dos empreendedores, onde se concluiu que o capitalista apenas fornece o capital, quem assume os riscos é o empreendedor. Com as mudanças ocorridas no cenário mundial, o empreendedorismo foi sendo observado por novos ângulos, ganhando novos conceitos. Um dos pioneiros desta nova fase já no século XIX foi o economista Francês J.B. Say que afirmava que o empreendedor era aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento” uma das mais recentes conceituações aceitas pela sociedade é a do moderno economista José Schumpeter,” o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias” (SCHUMPETER,1949, apud DORNELAS,2001, P37).

De todas as definições existentes a de Dornelas citada no início do texto, caracteriza o empreendedorismo com todas as suas etapas; onde o empreendedor deve criar algo novo, dedicar-se e persistir para alcançar os objetivos pretendidos, sem esquecer e ter a coragem de assumir os riscos que devem ser calculados.

3 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Para Silveira (2008) antes da abertura econômica ocorrida nos anos 90, o termo empreendedorismo no Brasil não era muito conhecido. Neste período era muito difícil a abertura ão Mas mesmo neste período já existiam empreendedores, que estavam trabalhando dentro de grandes organizações, a espera de oportunidades de abrirem suas próprias empresas.

Dornelas (2001) afirma que o empreendedorismo no Brasil ganhou força á partir da década de 90 com a abertura da economia possibilitou a criação de empresas como o SEBRAE( Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que surgiu em 1972 para promover o desenvolvimento dos empreendedores no Brasil. O SEBRAE oferece um atendimento completo dando suporte desde a criação até a manutenção das empresas, com isso estimulando a criação de empresas competitivas e sustentáveis. O SEBRAE se utiliza de cursos, palestras, consultoria, treinamentos, articulação política para criação de projetos que ajudem as pequenas empresas, ajuda no acesso ao mercado externo e de novas tecnologias, facilita o acesso e ampliação a serviços financeiros para os empresários que estão iniciando seus empreendimentos.

Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Emtrepreusship Monitor) o Brasil apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com