TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo, auto-emprego, capacidade

Seminário: Empreendedorismo, auto-emprego, capacidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Seminário  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

O empreendedorismo, o trabalho por conta própria, a capacidade de gerar o próprio negócio, gerar recursos e contribuir cada dia mais para a sociedade mais pessoal é um modelo de inserção social e econômica que tem se destacado neste século. Todas as pessoas que abrem seu próprio negócio geram a possibilidade de se realizar pessoalmente, colocando suas idéias em prática, obtendo uma independência no que diz respeito ao trabalho, e com orientações e projetos de crescimento, podem alcançar um crescimento financeiro desejavel, e assim, melhorar o seu estilo de vida. Porém, muitas pessoas não se preparam adequadamente, ou nem mesmo sabem o significado de empreender. Em um mundo de constante crescimento, e de idéias inovadoras, quanto mais cedo aprender a empreender, pode ser uma grande oportunidade de garantir o futuro!

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. Uma pessoa empreendedora é capaz de identificar negócios e oportunidades, a partir de uma idéia, por menor que ela seja. Tem capacidade e visão do ambiente de mercado, sendo altamente persuasivo com pessoas, colocando suas idéias em prática e propondo o crescimento financeiro de seu produto de acordo com a sua capacidade de evolução. A pessoa precisa estar pronta para assumir os riscos do negócio e aprender com os erros cometidos, pois eles são presenciais na vida do empreendedor, porém cabe ao mesmo fazer dos erros, acertos futuros. Ele busca ser profundo conhecedor de seu produto/serviço, facilitando assim a explanação e crescimento de suas idéias. A pessoa tem que ser capaz de usar todas essas habilidades em favor de seu aperfeiçoamento empresarial.

Mas muitas pessoas tem idéias, e sem se informarem acabam abrindo negócios que duram pouco tempo e não obtem sucesso algum, além de perder dinheiro. É preciso entender que para se iniciar um negócio próprio, temos que ter em mente as dificuldades iniciais, os trâmites legais, bem como as arquiteturas de mercado, pois de uma forma planejada e controlada, o empreendedor pode começar a trilhar seu caminho, desde que saiba os meios e devidamente conscientizado das obrigações pertinentes. Por exemplo: A pessoa deve saber ter consciência de onde abrir uma padaria ou uma lanchonete? Qual capital necessário? Quanto tempo terei meu capital de volta? e etc. A conscientização do empreendedorismo consiste em mostrar à pessoa candidata o processo de conhecimento de capitalização para se ter o negócio previsto. A pessoa deve procurar formar uma cultura empreendedora primeiramente dentro dela, ele de posse desta formação fazer uma auto-análise, despertando-a para a sua função de pessoa executadora na transformação de conhecimento em riquezas para a sociedade, para comércio e principalmente para ele.

Muita das vezes, as pessoas motivadas pela ambição de ter dinheiro, condições para adquirir valiosos bens, melhores roupas, uma busca por melhores moradias e dar boas condições para si e para seus entes mais próximos, são estas as pessoas que sonham em ter seu próprio negócio e muitas delas acabam virando por questão de decisão de melhorias uma empreendedora. Elas estão no “time” das pessoas que não gostam de ser mandadas, não gostam de ser “subordinadas”, pois a simples idéia destes paradigmas as deixam apavoradas. Outras pessoas buscam abrir seu próprio negócio por motivos que fogem a sua vontade, pois levados por situações opressoras, vêem como solução abrir seu negócio. Podemos citar situações que se encaixam neste tipo: empregados que saíram de empresas e com a soma do volume financeiro significativo que recebeu de anos como empregado, resolveu abrir seu negócio próprio. Existem até mesmo aqueles que deixam seu emprego por ter melhores rendimentos através do negócio próprio e viram nisto a grande possibilidade de crescimento financeiro e uma melhor forma de vida. Ainda neste aspecto há pessoas que herdaram algum negócio da família e sem a maior pretensão, se tornaram donas de grandes empresas e hoje despontam no mercado financeiro, apesar de não terem tido o trabalho de iniciar sua empreitada.

Jovens e Empreendedorismo.

A cada dia, jovens brasileiros estão preocupados e empenhados em se tornarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com