TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing e seus fundamentos

Trabalho acadêmico: Endomarketing e seus fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

"O processo de aprendizagem organizacional assume hoje novos contornos e crescente relevância, em função do acelerado processo de mudanças por que passam as sociedades, as organizações e as pessoas.". (FLEURY, A., 1997; FLEURY, M.T.L., 1997, p.37).

A crescente competitividade entre as empresas vem despertando a necessidade da busca de aprendizagem contínua e produtiva, visando uma pronta adaptação às mudanças. Uma nova postura é exigida pela relação empresa/consumidor, fazendo com que busquem se profissionalizar frente às novas exigências. A profissionalização permeia todos os âmbitos da empresa, principalmente seus colaboradores que precisam estar aptos a atender as mais diversas necessidades e atingir os objetivos da organização.

Obter um desempenho máximo passa a ser resultante da valorização dos funcionários. Para isso é preciso informar, preparar, valorizar e satisfazer as necessidades do público interno para que resulte, por conseqüência, em clientes igualmente informados e satisfeitos.

Um processo de comunicação eficiente, atuando de forma sistêmica e integrada, torna-se um instrumento poderoso para incentivar os funcionários a trabalharem em prol de um mesmo objetivo: o sucesso da empresa.

"O principal objetivo do endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua." (BRUM, 1998).

O grau de comprometimento do público interno com o negócio está também relacionado ao nível de conhecimento que possuem sobre a empresa e seus valores, que implicará diretamente no seu fracasso ou sucesso.

Nesse cenário, o endomarketing passa a ser um diferencial para todas as empresas, sendo considerado uma importante ferramenta de gestão, gerador de vantagem competitiva e melhoria da sua imagem no mercado.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Endomarketing e seus Fundamentos

O marketing externo visa estimular o crescimento da demanda por produtos e serviços, aumentar a visibilidade da empresa no mercado, atrair novos nichos e consolidar sua marca, auxiliando as organizações no atingimento de seus objetivos.

A citação da importância do marketing para as empresas deve-se ao fato de que o endomarketing mantém os focos nos objetivos do marketing externo, mas voltando sua atenção para dentro da empresa. Todas as ações são planejadas, desenvolvidas e implementadas com base no seu público interno, visando à transmissão de informação, conhecimento, metas e objetivos.

Por marketing devemos entender como um conjunto de ações planejadas e implementadas estrategicamente com o objetivo de identificar necessidades e desejos do público consumidor, seja de bens ou de serviços, para melhor satisfazê-lo, revertendo esses esforços em lucro para a empresa." (GARCIA et al, 2006, p.17).

De acordo com Bekin (2004, p.47), endomarketing consiste em ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações em empresas focadas no lucro (...), observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.

Não há porque se desenvolver um plano de marketing com estratégias que visam o crescimento da empresa e a satisfação do cliente externo, se o seu cliente interno não tiver conhecimento para garantir a eficácia desse plano. A relação da empresa com o mercado bem como os serviços prestados, passa a ser um serviço realizado pelo seu público interno.

"Toda empresa em qualquer organização tem um mercado interno de empregados que deve receber a primeira atenção." (GRÖNROOS, 1995, p.278).

Kotler (2000, p.44) diz que o marketing interno deve preceder o marketing externo. "Não faz sentido prometer serviço excelente antes dos funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo."

A partir das citações acima, percebe-se que o Endomarketing começa quando os funcionários são considerados o primeiro mercado interno para as empresas. Os funcionários passam a serem vistos como aliados ao sucesso do negócio e não como mera força de trabalho remunerado. A relação entre empresas e funcionários vem se estreitado cada vez mais, vendo-os como precursores para o atingimento dos objetivos e metas globais com base em um relacionamento produtivo, saudável e duradouro. O passado baseado no paternalismo, na subserviência e na desinformação dá lugar a um ambiente pautado na confiança, transparência e comunicação.

O que vemos, diante de nós, é um novo contrato onde os empresários prometem tratar seus funcionários como capital humano, oferecendo-lhes benefícios mais atraentes, sistemas de controle mais modernos, estímulos ao aumento da produtividade, ambientes flexíveis e saudáveis e, principalmente, acesso a todo e qualquer tipo de informação. (BRUM, 1998, p.24).

Cerqueira (2002, p.2) arremata: hoje, o ser humano, está conscientizado de que não é um fator qualquer da produção, mas sim o fator principal do processo produtivo.

2.2 Endomarketing X Informação

"(...) a informação dá à pessoa a possibilidade de melhorar seu desempenho no trabalho, diminuir níveis de insegurança e, principalmente, estreitar sua relação com os programas e projetos da empresa." (BRUM, 2005, p.52)

A comunicação é uma importante ferramenta para o desempenho de qualquer organização, além de ser uma prática quotidiana nas relações, seja ela entre empresa e mercado, e entre empresa e seus clientes, internos e externos. Perez e Bairon (2002) determinam que a palavra comunicação deriva do latim communis que trás a idéia de comunhão, ou seja, participar em comum, compartilhar. Não existe endomarketing sem comunicação, já que sua base é a informação. A informação passa a ser trabalhada com o intuito de prover os funcionários para a realização de um bom trabalho. A informação passa a ser uma estratégia de motivação e aproximação entre empresas e funcionários.A nova concepção de que os funcionários querem ser tratados com respeito e dignidade sendo parte integrante do negócio da empresa é fator fundamental para que as empresas, de qualquer porte, adotem o endomarketing como uma ferramenta de comunicação contínua e integrada.

Quando as empresas se propõem a compartilhar informações relativas a situação atual da empresa, metas corporativas, possibilidades de ganhos entre outros aspectos relevantes ao mundo corporativo, nada mais é compensador. Os funcionários sentem-se valorizados e diretamente responsáveis pelo sucesso do negócio.

"Sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com