TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Eolica

Monografias: Energia Eolica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho tem como objetivo a análise do aproveitamento da energia eólica, que como todas as demais energias possuem certas vantagens e desvantagens; o que a faz diferente não é só um fato ou outro, é o conjunto como um todo. Além de esta ser uma fonte de energia renovável, ela pode ser utilizada para o fornecimento de energia para pequenas populações onde não há um acesso de energia direto e também não necessita de grandes investimentos.

Sob todas as condições de vento, o fluxo em torno dos perfis da pá do rotor é bem aderente à superfície (veja Figura 4.8), produzindo, portanto, sustentação aerodinâmica a pequenas forças de arrasto.

Turbinas com controle de passo são mais sofisticadas do que as de passo fixo, controladas por estol porque estas necessitam de um sistema de variação de passo. Por outro lado, elas possuem certas vantagens:

• permitem controle de potência ativo sob todas as condições de vento, também sob potências parciais;

• alcançam a potência nominal mesmo sob condições de baixa massa específica do ar (grandes altitudes dos sítios, altas temperaturas);

• maior produção de energia sob as mesmas condições (sem diminuição da eficiência na adaptação ao estol da pá);

• partida simples do rotor pela mudança do passo;

• fortes freios desnecessários para paradas de emergência do rotor;

• cargas das pás do rotor decrescentes com ventos aumentando acima da potência nominal;

• posição de embandeiramento das pás do rotor para cargas pequenas em ventos extremos;

• massas das pás do rotor menores levam a massas menores dos aerogeradores.

Na Alemanha cerca de 50% de todos os aerogeradores instalados são do tipo controle de passo porque dois dos maiores fabricantes preferem este tipo de controle de aerogeradores. Na nova geração de turbinas da classe de megawatt, muitos fabricantes mudaram para sistemas de controle de passo.

Figura 4.8 – Fluxo aderente ao perfil. [4]

4.14) Controle Estol

O controle estol é um sistema passivo que reage à velocidade do vento. As pás do rotor são fixas em seu ângulo de passo e não podem girar em torno de seu eixo longitudinal. O ângulo de passo é escolhido de forma que, para velocidades de vento superiores a velocidade nominal, o escoamento em torno do perfil da pá do rotor descola da superfície da pá (estol), reduzindo as forças de sustentação e aumentando as forças de arrasto. Sob todas as condições de ventos, superiores à velocidade nominal, o escoamento em torno dos perfis das pás do rotor é, pelo menos parcialmente, descolado da superfície produzindo menores forças de sustentação e elevadas forças de arrasto. Menores sustentações e maiores arrastos atuam contra um aumento da potência do rotor. Para evitar que o efeito estol ocorra em todas as posições radiais das pás ao mesmo tempo, o que reduziria significativamente a potência do rotor, as pás possuem uma pequena torção longitudinal que as levam a um suave desenvolvimento deste efeito. [14]

Sob todas as condições de ventos superiores à velocidade nominal o fluxo em torno dos perfis das pás do rotor é, pelo menos, parcialmente descolado da superfície (veja Figura 4.9), produzindo, portanto sustentações menores e forças de arrasto muito mais elevadas.

elas não necessitam de um sistema de mudança de passo Os aerogeradores com controle

Turbinas com controle estol são mais simples do que as de controle de passo porque estol, em comparação com os aerogeradores com controle de passo possuem, em princípio, as seguintes vantagens:

• inexistência de sistema de controle de passo; • estrutura de cubo do rotor simples;

Figura 4.9 – Fluxo separado (estol) em volta do perfil. [4]

• menor manutenção devido a um número menor de peças móveis; • auto-confiabilidade do controle de potência.

Em termos mundiais, o conceito de controle através de estol domina. A maioria dos fabricantes utiliza esta possibilidade simples de controle de potência, que sempre necessita de uma velocidade constante do rotor, geralmente dada pelo gerador de indução diretamente acoplado à rede.

Mais recentemente surgiu uma concepção que mistura os mecanismos de controle por estol e de passo (denominada “estol ativo”). Neste caso, o passo da pá do rotor gira na direção do estol e não na direção da posição de embandeiramento (menor sustentação), como é feito em sistemas de passo normais. As vantagens deste sistema são:

• possibilidade de controle da potência sob condições de potência parcial

• necessidade de reduzidas mudanças no ângulo do passo; (baixas velocidades de vento);

• a posição de embandeiramento das pás do rotor para cargas pequenas em situação de altas velocidades de vento.

5) Meio Ambiente

5.1) Recursos Energéticos e Meio Ambiente

Recursos energéticos são de importância vital para o ser humano. Cientistas calculam que o Sol envia para a Terra energia equivalente a cerca de 10 mil vezes o consumo mundial de energia bruta. Todas as fontes renováveis de energia, exceto a geotérmica (atividade vulcânica), derivam da energia solar.

Os recursos energéticos são divididos em fontes primárias e secundárias. As primárias, supridas pela natureza, são subdivididas em duas categorias: renováveis e não renováveis.

Dentre as renováveis, encontram-se, além do Sol, as originadas de hidroelétricas, biomassa, ventos (eólica), marés, etc. Petróleo, carvão mineral e gás natural são fontes consideradas não renováveis, ou fósseis.

As fontes de energia secundárias são as que chegam até o usuário final, como eletricidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com