TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Eólica

Seminário: Energia Eólica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Seminário  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Energias Renováveis:

Energia Eólica

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).

Aerogerador: captação da energia dos ventos

Biomassa

Características, o que é, informações, geração de energia, exemplos, usinas

A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.

Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.

Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.

HIDROENERGIA - A FORÇA DAS ÁGUAS

A Hidroenergia, aproveitamento das quedas d’água, tem a energia solar como fonte de renovação. O ciclo se dá através da evaporação da água dos rios, lagos, mares e oceanos, pela radiação solar direta e os ventos. O vapor d’água mistura-se com o ar atmosférico e sobe até formar as nuvens. Boa parte dessas nuvens é transportada pelos ventos até regiões de maior altitude. Através da chuva, a água é devolvida ao solo, passando a alimentar os rios em seus fluxos descendentes.

Energia dos oceanos

Existem várias formas de aproveitamento das energias associadas aos oceanos: energia das marés, energia associada ao diferencial térmico (OTEC), correntes marítimas e energia das ondas.

A energia das ondas é uma das formas de energia que apresenta um maior potencial de exploração, tendo em conta a força das ondas e a vastidão dos oceanos.

A conversão da energia a partir das ondas apresenta muitas semelhanças com o processo de conversão da energia eólica. As ondas são produzidas por acção do vento e ambos os fenómenos apresentam irregularidade e variação sazonal idêntica.

Em ambos os casos, a energia é extraída de um meio fluído em movimento, de extensão praticamente ilimitada. A natureza ondulatória do mar origina a complexidade de concepção dos sistemas de conversão. De qualquer forma, as ondas apresentam uma maior concentração espacial do que a energia eólica.

Energia Geotérmica

Usina Geotérmica: produção de energia elétrica a partir do calor da Terra

Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.

Energias Não – renováveis:

Carvão Mineral

Carvão Mineral: fonte de energia poluidora

O carvão mineral, que possui cor preta, é um combustível de origem fóssil (formado a partir da fossilização de materiais orgânicos, principalmente madeira). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração.

O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas.

Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Até hoje é usado como fonte de energia.

Petróleo

Origem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com