TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Eólica

Exames: Energia Eólica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  4.401 Palavras (18 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

ENERGIA EÓLICA

Levi Israel Santiago RA: 1108349358

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem geral sobre energia eólica e suas características no Brasil e no mundo. O mercado de energia eólica mundial vem apresentando forte impacto no aumento de capacidade instalada mundial. A despeito dessa vertente, o Brasil, conhecido pela grande volume de ventos, caminha de maneira discreta, porém numa ascendente, em direção a consolidação da energia eólica na matriz energética nacional.

INDICE

1 – INTRODUÇÃO 6

2 - APLICAÇÕES DA ENERGIA EÓLICA 8

2.1 – NAVEGAÇÃO 8

2.2 - MOINHOS DE VENTO 8

2.4 - GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 9

3 - COMPONENTES DE UM SISTEMA EÓLICO 9

4 - COMO FUNCIONA O SISTEMA EÓLICO 11

5 - APLICAÇÕES DO SISTEMA EÓLICO 12

5.1 - SISTEMAS ISOLADOS 12

5.2 – SISTEMAS HÍBRIDOS 13

5.3 – SISTEMAS INTERLIGADOS À REDE 13

6 – ENERGIA EÓLICA NO MUNDO 14

6.1 - CAPACIDADE INSTALADA 15

6.2 - MAIORES PRODUTORES 15

6.3 - ENERGIA EÓLICA NOS ARRANHA-CÉU 16

6.4 - AS MICROEÓLICAS 18

7 - ENERGIA EÓLICA NO BRASIL 19

7.1 - POTENCIALIDADE EÓLICA 19

7.2 - CAPACIDADE INSTALADA 20

7.3 – PROJETOS NO BRASIL 21

8 – CUSTOS 22

8.1 - CUSTOS DE INVESTIMENTOS 22

8.2 - CUSTO DA ENERGIA 22

9 - VANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA 23

10 - DESVANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA 24

11 – CONCLUSÃO 25

12 - BIBLIOGRAFIA 25

1- INTRODUÇÃO

O vento é o ar em movimento devido ao aquecimento desigual da superfície da terra pelo sol. A terra e sua faixa de ar, a atmosfera, recebem mais calor solar próximo ao Equador do que nas regiões polares. Mesmo assim, as regiões equatoriais não ficam mais quentes a cada ano, nem as polares ficam mais frias. É o movimento do ar ao redor da terra que ameniza a temperatura extrema e produz ventos na superfície tão úteis para a geração de energia. Como todos os gases, o ar se expande ou aumenta de volume quando aquecido, e contrai e diminui de volume quando resfriado. Na atmosfera o ar quente é mais leve e menos denso que o ar frio e se eleva a altas altitudes quando fortemente aquecido pelo sol. O ar aquecido próximo ao Equador fluirá para cima e então, na direção dos pólos onde o ar próximo a superfície é mais frio. As regiões terrestres próxima aos polis agora tem mais ar, pressionando as, e o ar da superfície mais fria tende a desligar dessa áreas e movimentarem-se na direção do Equador.

A força motora primaria da brisa do mar é a diferença de temperatura ente a terra e o mar. Quando essa diferença é grande e diurna, podem ser esperadas brisas marinhas relativamente fortes durante as horas da tarde e no começo da noite. As brisas marinhas mais intensas são encontradas naquelas regiões subtropicais, ao longo da costa dos continentes onde haja oceano frio. É precisamente nessa regiões que o vento predominante é geralmente fraco e a brisa marinha local é na verdade quase a única fonte de energia eólica por grande parte do ano.

A topografia ou características físicas do solo, influencia fortemente as características do vento. As montanhas impedem a passagem uniforme dos ventos, o ar canalizado ao redor ou através das aberturas frequentemente aumento os ventos fortes locais, idéias para geradores de energia eólica. A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também têm grande influencia na distribuição de freqüência de ocorrência de velocidade do vento em um local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados.

2 - APLICAÇÕES DA ENERGIA EÓLICA.

2.1- Navegação.

Barcos a Vela

No mar o vento já era empregado para mover barcos a vela de pano em 3.500 a.C.

2.2- Moinhos de vento.

Moinho de Vento

Em terra os primeiros moinhos de vento talvez tenham aparecidos na Pérsia por volta de 700 d.C. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica e consequentemente utilizada na moagem de grãos (fabricação de farinhas), na irrigação de terras áridas e ainda na drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

2.3- Geração de Energia Elétrica.

Aerogeradores

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com