TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Eolica

Casos: Energia Eolica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Estadual Brejão

Como funciona a Energia Eólica?

O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes. "Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões", diz o engenheiro mecânico Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica.

O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje o vento seja responsável por míseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no país, há planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia. Apoiado no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), lançado pelo Ministério de Minas e Energia, o Brasil pretende atingir, em 2008, cerca de 1.500 MW gerados pelo vento - um terço disso será instalado no Ceará e deve suprir mais da metade da demanda do estado.

O que impede a instalação de mais centrais eólicas ainda éo preço. A energia gerada por uma central eólica custa entre 60% e 70% a mais que a mesma quantidade gerada por uma usina hidrelétrica. Por outro lado, a energia do vento tem a grande vantagem de ser inesgotável e causar pouquíssimo impacto ao ambiente.

Produção eólica cresce 112% em agosto de 2014

energia eólicaDa Energio Nordeste - O mês de agosto representou um grande crescimento no setor de energia eólica. Isso porque as usinas eólicas em atividade no Brasil produziram em agosto 1.864 MW médios, o que o representa um fator de capacidade de 47,9% em 2014.

Se comparado com 2013, no mesmo mês, em agosto de 2014 houve incremento de 986 MW médios na produção de energia elétrica por essa fonte, ou 112%. As informações foram divulgadas no Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro – Setembro 2014, divulgado pela Secretaria de Energia Elétrica (SEE) do Ministério de Minas e Energia (MME).

Os números apresentados figuram um grande avanço da Matriz de Produção de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Brasileiro. De acordo com o boletim, a produção de energia eólica avançou de 2,6% em julho para 3,1%, em agosto. Essa é a terceira vez que se verifica recorde na produção eólica no país.

O boletim também informa o avanço do fator capacidade médio da geração eólica da região Nordeste no mês de agosto de 2014, que teve um aumento de 9,8% frente ao mês anterior, atingindo 52,4%.

Fonte: Energio Nordeste Energias Renováveis

publicado em 13 de novembro de 2014Faça o seu comentário »

Energia eólica

é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno.1 O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.

Os parques eólicos são conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica. Os parques eólicos de pequena dimensão são usados na produção de energia em áreas isoladas. As companhias de produção elétrica cada vez mais compram o excedente elétrico produzido por aerogeradores domésticos.2 Existem também parques eólicos ao largo da costa, uma vez que a força do vento é superior e mais estável que em terra e o conjunto tem menor impacto visual, embora o custo de manutenção seja bastante superior. Em 2010, a produção de energia eólica era responsável por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com