TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia mecânica

Projeto de pesquisa: Energia mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 Introdução..................................................................................................................2

2 Objetivos....................................................................................................................3

3 Materiais e Métodos..................................................................................................4

3.1 Materiais......................................................................................................5

3.2 Métodos.......................................................................................................5

4Resultados e Discussões...........................................................................................6

5 Conclusão.................................................................................................................7

6 Referências...............................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Energia é um termo que deriva do grego "ergos" cujo significado original é trabalho. O conceito é utilizado em sentido corrente para designar o vigor ou a atividade de uma pessoa, objeto ou organização.

É um conceito de grande importância na Física e está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento. Em Física distinguem-se diversos tipos de energia, sendo a Termodinâmica a área da Física que estuda a forma como a energia cria movimento.

Chama-se de Energia Mecânica a todas as formas de energia relacionadas com o movimento de corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los.

A energia mecânica (Emec) de um sistema é a soma da energia cinética e da energia potencial.

Quando um objeto está a uma altura h, ele possui energia potencial; à medida que está caindo, desprezando a resistência do ar, a energia potencial gravitacional do objeto que ele possui no topo da trajetória vai se transformando em energia cinética e quando atinge o nível de referência a energia potencial é totalmente transformada em energia cinética. Este é um exemplo de conservação de energia mecânica.

Na ausência de forças disssipativas, a energia mecânica total do sistema se conserva, ocorrendo transformação de energia potencial em cinética e vice-versa.

(TOFFOLI)

Energia potencial gravitacional é definida como a forma de energia associada à posição em relação a um referencial, sendo que há a interação gravitacional entre a Terra e um determinado corpo (SILVA).

Uma energia potencial ou energia armazenada por um corpo pode ser traduzida como a capacidade que este corpo detém de realizar trabalho. Trata-se de uma energia associada ao estado de separação entre dois objetos que se atraem mutuamente através da força gravitacional. Dessa forma, quando elevamos um corpo de massa m a certa altura h, transferimos energia para o corpo na forma de trabalho. Com a acumulação de energia, o corpo transforma a energia potencial em energia cinética, que quando liberado o corpo, possui tendência a voltar à sua posição inicial (SANTIAGO).

No experimento, antes de ser acesa, a vela possui uma energia armazenada, ou seja, ainda não transformada. Essa energia é denominada energia potencial gravitacional e pode ser medida através do trabalho realizado pela força peso. Dessa forma, a energia potencial é calculada através da seguinte equação:

Ep=mgh

Já a energia cinética é a energia está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento. Pode-se concluir que a energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética. É possível escrever energia cinética a partir da seguinte equação:

(SANTOS)

2 OBJETIVOS

Observar as transformações de energia: energia resultante do processo químico (queimar a vela), energia potencial gravitacional e energia cinética (do movimento).

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com