TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia não Poluente Para Automóveis

Artigo: Energia não Poluente Para Automóveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA / DESAFIO TÉCNICO

Tendo em vista que os modelos de automóveis mais usados atualmente liberam uma grande quantidade de gases poluentes na atmosfera buscamos estudar a viabilidade do uso de carros movidos a energias renováveis. (MMA, 2005).

Os carros movidos a energias não poluentes são uma aposta no que diz respeito á tecnologia e preservação do meio ambiente, uma vez que utilizam combustíveis como: energia elétrica, luz solar ou hidrogênio como opção de combustível. Esses veículos já estão sendo estudados em outros países e também no Brasil.

4. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade do uso de carros movidos a energias renováveis visando suas vantagens e desvantagens e montar um protótipo.

5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Já adquirido um protótipo com funcionamento de energia solar para poder entender melhor o funcionamento.

5.1 ENERGIAS RENOVÁVEIS E OS AUTOMÓVEIS

Os contaminantes do ar provêm de diversas fontes, como fábricas, centrais termoeléctricas, veículos motorizados. Os poluentes são normalmente classificados como primários ou secundários. Poluentes primários são os contaminantes diretamente emitidos no ambiente, como no caso dos gases dos automóveis. Os principais poluentes primários são: Óxidos de enxofre (SOx) e Óxidos de azoto (NOx).

SOx - Os óxidos de enxofre, em especial o dióxido de enxofre (SO2), são maioritariamente emitido por vulcões, produzido em grande escala por processos industriais e pelo tráfego de veículos a motor. O enxofre é um composto abundante no carvão e petróleo, sendo que a combustão destes emite quantidades consideráveis de SO2.

NOx - Os óxidos de Nitrogênio, em especial o dióxido de azoto (NO2) são emitidos a partir de combustão a altas temperaturas, e do setor rodoviário. A maior parte do dióxido de nitrogênio na atmosfera é formada a partir da oxidação do óxido nítrico (NO). É um forte oxidante que reage no ar para formar corrosivo ácido nítrico, bem como a nitratos orgânicos tóxicos. Também desempenha um papel importante na atmosfera com reações que produzem ozono ao nível do solo.

5.2 MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização do projeto, um carro de brinquedo movido a pilhas e acionado por um controle remoto. Este carro funcionava com uma tensão de 4,5 Volts e uma corrente de aproximadamente 350 mA (Corrente Constante). Retiramos as pilhas e ligamos as duas placas fotovoltaicas adquiridas; as quais geram, em um dia ensolarado, 4,5Volts e aproximadamente 100 mA cada uma.

5.3 RESULTADO

Com uma ligação em série, fizemos testes e medições com um multímetro e obtivemos como resultado 9 Volts e uma corrente de 100mA que faziam funcionar os leds decorativos do carrinho mas não os motores. Modificamos então o circuito, ligando as placas em paralelo e testamos. Como resultado obtivemos 4,5Volts e uma corrente de aproximadamente 200 mA que continuava apenas acendendo os leds. Este não funcionamento dos motores é devido a pouca eficiência das placas que não conseguem gerar um fluxo de corrente grande para conseguir movimentar os motores. Portanto foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com