TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem E A Arte De Cuidar

Pesquisas Acadêmicas: Enfermagem E A Arte De Cuidar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 9

Enfermagem e a arte do cuidar

Antes do surgimento efetivo da medicina os hospitais eram basicamente asilos onde abrigavam pobres e doentes sem condições de pagar tratamento domiciliar, o atendimento era prestado por religiosas e leigas que buscavam a salvação eterna. Para Martin isso acontecia devido as condições precárias dos hospitais, falta de pessoas qualificadas para o trabalho e assim surgindo um aumento das doenças infecto-contagiosa, daí então os pobres eram usados como meio de pesquisa para o desenvolvimento da saúde humana.

Após a enfermeira Florence Nightingale atuar na enfermagem prestando cuidados aos soldados feridos da guerra da Criméia, Nightingale passou a ser a referência para o crescimento da enfermagem no mundo e também lutou para que a enfermagem se tornasse profissão. Com o avanço da tecnologia no século XIX os hospitais criaram novos meios de tratamento proporcionando assim a cura ou o agravo de muitas doenças, com o passar do tempo a medicina se organizou e o profissional médico se torna um profissional liberal, enfermagem entra em distinções enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, ganhando a presença masculina na profissão, hoje os enfermeiros buscam aperfeiçoamento freqüente em pós graduações, especializações, mestrado e doutorado, a profissão ganhou espaço na sociedade devido a grande importância. O profissional enfermeiro se compromete com grandes responsabilidades supervisionando sua equipe, assistindo o paciente de forma direta ou não. A enfermagem deve fazer pelo paciente aquilo que o mesmo encontra impossibilitado de fazer.

Para Sema o cuidado de enfermagem é a soma de atenção, zelo, técnicas, etc. Assistindo o paciente com muita prudência, conhecimento, atenção e livre de atos ilícitos, o enfermeiro presta assistência mesmo sem prestar cuidado.

Baggio destaca que cuidado está relacionado a prevenção, de agravos a saúde onde a enfermagem presta uma assistência de maneira holística.

O cuidado é de grande importância para quem necessita e quando prestado de maneira holística o paciente se relaciona melhor com ambiente e equipe multiprofissional. O enfermeiro em uma instituição acolhe o paciente e familiar passando segurança para ambos, dando informações, orientações, equilíbrio emocional, explicando o que será realizado, o que o paciente e familiar pode fazer para ajudar e assim facilitando o sucesso no tratamento.

Reforça Baggio que o ambiente hospitalar é desgastante tanta para o paciente e familiar quanto para a equipe multiprofissional, principalmente a equipe de enfermagem que passa o maior tempo junto ao paciente devendo proporcionar um ambiente calmo e acolhedor, pois em alguns casos pessoas que precisam de cuidados não tem família ou os familiares se afastam do paciente, aí a enfermagem deve apoiá-los fazendo com o paciente perceba que ele é importante para a sociedade e assim aumentar a auto-estima, evoluindo no tratamento. O enfermeiro deve ser empático com a clientela, proporcionando alívio da dor física e emocional de paciente e familiar, pois a enfermagem é a profissão do cuidado, zelo, apoio, que se coloca no lugar do outro, etc. Com finalidade terapêutica proporcionando recuperação e a volta do paciente na sociedade e em caso de óbito a enfermagem deve ter muito respeito, ética pelo corpo preparando o mesmo para ser retirado do ambiente hospitalar.

Cuidar e tratar em Enfermagem

Cuidar é a base de todo o processo de enfermagem. Cuidar e tratar soa distintos, ou seja, diferentes.

Cuidar é uma prestação de serviço atenciosa, de uma forma holística ao doente.

Tratar já são só cuidados técnicos com foco somente na enfermidade.

Perante essa definição, revela o comportamento do enfermeiro que cura e o enfermeiro que apenas trata.

O enfermeiro deve buscar uma boa maneira de concretizar o seu trabalho no dia após dia. Não abandonando o cuidar e o tratar e sim anexando as duas maneiras na sua rotina.Policiando-se sempre na desumanização e contribuir com um ambiente agradável com a sua equipe de enfermagem.

O Cuidado em enfermagem- Uma Aproximação Teórica

Os cuidados manifestam-se na preservação do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si.

O cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na dimensão pessoal, quer na social.

Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão.

É controle e auto cura, quando então, um sentido de harmonia interna é restaurado, independentemente de circunstancias externas.

Nesta relação de respeito ao outro, é preciso considerar o conceito de mutualidade como meio-patermo ou equilíbrio entre duas posições extremas: o paternalismo e a autonomia. O primeiro centralizado na provedoria, e o segundo, assentado extremamente no cliente. Os atributos da mutualidade caracterizam-se por sentimento de intimidade, conexão e compreensão, com objetivo de satisfação de ambos intervenientes.

Vida humana como valor instrumental diz respeito quanto à vida de cada um serve aos interesses das demais pessoas. Cabe refletir sobre o quanto a qualidade e a riqueza de uma vida saudável e compreendedora sugere o bem estar de outras, assim como o que representa o cuidado de enfermagem nesta perspectiva.

Vida humana como valor subjetivo refere-se a quanto à pessoa mede seu valor para ela mesma, ou seja, em termos de até que ponto ela quer esta vida e até que ponto estar vivo é bom para cada pessoa.

Vida humana como valor intrínseco refere-se ao valor subjetivo que uma vida para a pessoa de cuja vida se trata. Parte-se do pressuposto de que há um desejo dos homens em tratar uns aos outros não apenas como meios, mas como finalidades em si mesmas.

Ela pode ter um valor subjetivo na medida em que a pessoa estabelece seu valor para ela mesma, ou seja, em termos de até que ponto ela quer esta vida e o quanto estar vivo e saudável é bom.

O cuidar em enfermagem, a partir dessas premissas, se identifica por ser uma atividade universal e intrinsecamente valiosa, mesmo que compreendido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com