TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfoques Teóricos Da Sociologia Na Educação: Sociologia De Max Weber

Dissertações: Enfoques Teóricos Da Sociologia Na Educação: Sociologia De Max Weber. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  400 Visualizações

Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber

MaxWeber descreve uma educação racional, onde os indivíduos são preparados para exercer as funções dentro da sociedade. A educação é um instrumento para estratificação social, ela forma o indivíduo, dizele. Uma educação para a qual esse indivíduo vai seguir suas ações.

Weber vê a educação como uma ação social e aponta três caminhos para a educação: despertar o carisma é o caminho direcionadoàqueles indivíduos que são considerados únicos na sociedade, poderão se tornar líderes através do desenvolvimento do pensamento. A pedagogia do cultivo forma culturalmente o indivíduo para que possaexercer sua função dentro da estrutura em que ele está inserido. E a pedagogia do treinamento prepara um especialista para cumprir determinada função dentro da estrutura hierarquizada e burocrática dasociedade capitalista.

A educação, constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, impede os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do conhecimento, presos a umaespécie de treinamento. Desse modo o papel que o professor desempenha é de um treinador.

É preciso que o professor adote uma postura de vendedor, ou seja, que o professor proporcione aosalunos, além do conteúdo, uma reflexão. E isto vem de encontro com o modo como este conteúdo é passado. O professor deve levar em conta o conhecimento de mundo de cada aluno, suas diferenças em termos decapacidade de aprendizado, deixando de lado essa hemogeneização, essa forma estabelecida com que se cobra a sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com