TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EngenhARIA E SEGURANÇA NO TRANSITO

Artigo: EngenhARIA E SEGURANÇA NO TRANSITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: ENGENHARIA E SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Curso: TECNOLOGO EM SEGURANÇA DE TRâNSITO

Professor: GILDO MARTINS DE ANDRADE FILHO

Nome do aluno: RONALDO YUJI SATO

Data: 20/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

Realize uma pesquisa na internet, em jornais, livros, revistas, periódicos, etc., que apresentem casos bem sucedidos de cidades, em busca da mobilidade urbana sustentável. Após a pesquisa:

Em Brasília foi criada em 27 de dezembro de 2011, faixa exclusiva de ônibus na DF 075, estrada parque núcleo bandeirante (EPNB), é uma importante via de acesso dos trabalhadores que saem das regiões administrativas e vão em direção a Brasília para trabalhar ou estudar. Com a implantação da faixa exclusiva o DER-DF acredita que o que quem depende do transporte coletivo teve um ganho no tempo da viagem de ida e volta em torno de 20 minutos diários, o que representa um ganho de qualidade de vida bem razoável.

“Mais de 750 ônibus circulam pela EPNB diariamente, transportando um total de 42,1 mil passageiros. Nos horários de pico, os passageiros gastam em média 1h40 para cruzar a via até chegar ao centro de Brasília. A meta é reduzir esse tempo, proporcionando melhor qualidade de vida à população. “ Fonte AGENCIA CNT DE NOTICIAS.

É claro que essa iniciativa do governo local teve grande impacto para quem possui veículos particulares, e depois de muita discursão o governo anunciou que o transporte escolar e taxis também poderiam usufruir da faixa, o que fez com que diminuíssem as reclamações e agora para amenizar um pouco mais, o diretor do departamento de estrada e rodagens( DER) anunciou que nos feriados e fins de semanas as faixas estão liberadas para todos.

Critérios a serem considerados, pelo professor, na Avaliação do Fórum de discussão

Quesitos indispensáveis a cada um dos alunos:

- Inserir 1 (um) texto sobre o tema do Fórum: a redação deve ter em torno de 10 a 15 linhas.

- Inserir 2 (dois) comentários em continuidade a dois textos ou comentários já publicados por um ou mias colegas da turma. Esses comentários devem ser realizados ao menos com 1 dia de intervalo entre eles.

No primeiro texto,

- a redação deve tecer-se em torno de 10 a 15 linhas.

- o texto escrito deverá: apresentar originalidade; estruturar-se com coesão e coerência; produzir-se na língua portuguesa culta, isto é, respeitando-se as regras da gramática normativa.

- as ideias apresentadas deverão articular-se de acordo com o tema proposto. Ou seja, o discurso deverá pautar-se na temática do texto original, ainda que esteja manifestando discordância em relação a ele.

- faz-se necessário incluir, pelo menos uma, citação direta curta de um artigo científico originário, obrigatoriamente, de uma revista científica.

- transcrição de trechos das fontes pesquisadas deverá ser feita entre aspas e com a indicação da referência na parte final do que foi transcrito.

- em caso de paráfrase de uma ideia, citar a fonte.

- em caso de se ter de responder perguntas, as respostas que apenas se limitarem a transcrever trechos do livro didático e de fontes externas (inclusive internet) serão desconsideradas.

No texto-comentário,

- a redação deve tecer-se em torno de 6 a 8 linhas.

- deverá evidenciar-se o nome da pessoa com quem se estabelece a interação ou a interlocução.

- deverá demonstrar-se competência de argumentação e contra-argumentação. (entre 6 e 8 linhas).

- o diálogo deverá manifestar-se com polidez, cortesia e respeito em relação às ideias e à opinião do interlocutor.

- o discurso do locutor deverá pautar-se na temática do texto-comentário do interlocutor e, a partir daí, então, é que se deve manifestar a concordância ou a discordância em relação à ideia manifestada por este.

Questão 2: .

Leia o texto e responda as questões a e b..

A realidade é que ao falarmos de qualquer mudança de conduta que demande algum tipo de esforço, por maior o benefício que traga, o suposto conforto da situação fala mais alto. Chega a ser constrangedor, mas é um traço “selvagem” que nunca deixará a humanidade. Com educação, maturidade e algumas multas, no entanto, acabamos por incorporar as mudanças em nossas vidas com tamanha naturalidade ao ponto de olharmos para trás e estranharmos nossa própria estupidez “natural”.. (Revista TAM “Nas nuvens” jul.08)

a) Faça uma análise do texto e descreva qual ação é necessária para a mudança de conduta, com base nas variáveis do trânsito.

É fato que nós seres humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com