TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria e suas propriedades

Seminário: Matéria e suas propriedades. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

Aulas 1 e 2 – Exercícios

Matéria e suas propriedades

1. Foram adicionados 300 g de açúcar a certa quantidade de água, resultando numa solução cuja concentração é de 60 g de açúcar por litro de solução. Qual o volume dessa solução em cm3?

2. Foram adicionados 240 g de um soluto a 960 g de água, cuja densidade é de 1,0 g/mL. O volume da solução resultante é 1,0 L. Qual a densidade da solução?

3. Quais das propriedades citadas em relação ao bromo poderiam ser consideradas como propriedade química?

a) Densidade do bromo = 3,12 g/cm3 (25 ºC e 1 atm).

b) Ponto de ebulição normal = 58,8 oC.

c) Reage com o flúor.

4. A densidade de certo material é considerada uma propriedade intensiva. Justifique por que essa propriedade é considerada intensiva.

5. Três frascos de vidro transparente, fechados e exatamente iguais, cada um contém a mesma massa de diferentes líquidos. Um contém água (d = 1,0 g/mL), o outro, clorofórmio (d = 1,4 g/mL), e o terceiro, álcool etílico (d = 0,8 g/mL). Determine uma maneira de identificar o conteúdo dos frascos sem abri-los.

6. Dois frascos idênticos estão esquematizados abaixo. Um deles contém certa massa de água, e o outro, a mesma massa de álcool etílico. Qual das substâncias está no frasco A e qual está no frasco B? Justifique.

Mol

7. Vinte gotas de água constituem um volume de 1 cm3. Calcule a quantidade de moléculas de água contidas em 1 gota de água. (Dados: massa molar da água = 18 g/mol; constante de Avogadro = 6,022 × 1023 mol-.)

8. Uma mistura de água e etanol contém 50 g de cada substância. Determine a quantidade de matéria (mols) na mistura. (Dados: massa molar da água = 18 g/mol; massa molar do etanol = 46 g/mol. )

Substâncias e seus estados físicos

9. Esboce uma curva de aquecimento para o álcool etílico, no intervalo de –120 ºC a 100 ºC, sabendo que seu ponto de fusão a 1 atm é –114 ºC, e o ponto de ebulição sob a mesma pressão é 78 ºC.

10. Pela análise dos dados da tabela a seguir, medidos a 1 atm, qual é o estado físico dessas substâncias à temperatura de 40 ºC e 1 atm?

11. Colocando-se água gelada dentro de um copo de vidro, em pouco tempo ele fica molhado por fora, devido à formação de minúsculas gotas de água. Proponha uma explicação para esse fato. Esboce um gráfico mostrando a provável mudança de estado que ocorreu com a água do lado de fora do copo de vidro.

12. O gráfico abaixo representa a curva de resfriamento — temperatura em função do tempo — de uma substância pura à pressão de uma atmosfera.

a) Que fenômeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com