TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia

Ensaios: Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 11

Relatório - Atividade Estruturada

24/11/2014

Disciplina: CCE0234 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA

Atribuições Profissionais

OBJETIVO

O documento ÁREAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO foi elaborado pela Comissão de Graduação da ABEPRO e discutido, aperfeiçoado e aprovado nas reuniões do Grupo de Trabalho de Graduação (GT) ocorridas no ENCEP 2008 e no ENEGEP 2008.

O texto atual tem como base principal os seguintes documentos históricos da ABEPRO, que podem ser encontrados em: http://www.ufjf.br/proengprod

ÁREAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

As subáreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção que balizam esta modalidade na Graduação, na Pós-Graduação, na Pesquisa e nas Atividades Profissionais, são as relacionadas a seguir.

1. ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

2. LOGÍSTICA

3. PESQUISA OPERACIONAL

4. ENGENHARIA DA QUALIDADE

5. ENGENHARIA DO PRODUTO

6. ENGENHARIA ORGANIZACIONAL

7. ENGENHARIA ECONÔMICA

8. ENGENHARIA DO TRABALHO

9. ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE

10. EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DESELVOLVIMENTO

Dente as Áreas das Engenharia de Produção, selecionei três áreas, com o intuito de apresentar alguns conceitos, referentes a essas áreas

1º ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Refere-se a projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.

• Gestão de Sistemas de Produção e Operações;

• Planejamento, Programação e Controle da Produção;

• Gestão da Manutenção;

• Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais: organização industrial, layout/arranjo físico;

• Processos Produtivos Discretos e Contínuos: procedimentos, métodos e sequências;

• Engenharia de Métodos.

Antes mesmo do surgimento dos termos “gestão” ou “engenharia de produção" o homem já procurava organizar os recursos para fazer seus produtos ou para prestar serviços da forma mais racional possível. Desde os tempos pré-históricos a civilização humana tem transformado matéria primas em produtos acabados, pois faz parte da natureza humana transformar as coisas.

Então, com o passar dos anos foram surgindo necessidades de organização para um melhor aproveitamento da produção.

• Ano 4000 a.C. surgiu a necessidade de planejar, organizar e controlar as atividades de produção

• Ano 600 a.C. Nabucodonosor determinou normas de controle de produção incentivos salariais

• Ano 500 a.C na China se reconhecia a necessidade de sistemas e padrões. Nessa mesma época na Grécia, Platão enunciava o princípio da especiação e importância do conhecimento especializado do artesão.

• Século XV – Arsenal de Veneza. Foi implantada a contabilidade de custos, utilização da linha de montagem e padronização das partes. Desenvolveu métodos de produção em massa de navios de guerra.

• Revolução Industrial – A partir do século XVIII. O processo de produção artesanal evoluiu durante milênios, esse tipo de produção esteve centrado na figura de um artesão (pessoa com conhecimento técnico e tecnológico necessário para transformar matéria prima em produto acabado). Esse modo de produção sofreu uma grande mudança com a revolução industrial, que foi marcado pelo surgimento da fábrica e invenção da máquina a vapor. O artesão foi substituído pela empresa industrial. Pois com a revolução industrial, os empresários começaram a se preocupar com o planejamento e o controle da produção como forma de garantir a maior produtividade possível.)

• James Watt - Máquina a vapor - Implantou em sua fundição os diversos conceitos que são utilizados na indústria, como padronização das maquinas, planejamento das operações e a cronometragem dos tempos e movimentos realizados pelos operários.

A partir dessas necessidades, foi que surgiu a engenharia de operações e processos da produção que é a parte da engenharia de produção responsável por planejar, controlar e otimizar o processo produtivo. Essa área da engenharia de produção pode ser dividida em seis subáreas:

1. GESTÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

2. PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

3. GESTÃO DA MANUTENÇÃO

4. PROJETO DE FABRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS

5. PROCESSOS PRODUTIVOS DISCRETOS E CONTÍNUOS

6. ENGENHARIA DE MÉTODOS

Abaixo segue três empresas que trabalham dentre essa Área da Engenharia

1. Processo Engenharia.

A empresa oferece aos clientes um trabalho personalizado, com plano estratégico de gestão e metas nas atividades que desenvolve. Mas o conjunto de êxitos, que ultrapassa os mais de 100 projetos e obras concluídos, não acomoda o grupo, que continua atento aos novos desafios. E é nas novas tecnologias e no conhecimento acadêmico especializado que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com