TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia

Dissertações: Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

3. METODOLOGIA

Apresentamos o fluxograma na figura 3.1 que descreve os procedimentos e passos adotados para o desenvolvimento e cumprimento dos objetivos estabelecido. Nele constam as etapas de coleta e preparação das matérias-primas; caracterização das matérias-primas; formulação das massas cerâmicas; conformação dos corpos de provas, secagem dos corpos de provas; queima dos corpos de provas e caraterização do produto obtido.

Figura 3.1: Fluxograma representativo da produção experimental

3.1. COLETA E PREPARAÇÃO DAS MATÉRIAS-PRIMAS

I. Vidro

Foi coletado pelo laboratório de Materiais Compósitos nas áreas central do município de Palmas-TO garrafas de vodka de marca Ice Sminorff de 275 ml (incolor), lavada de modo a eliminar contaminantes, secada a temperatura ambiente e transformado em caco como mostra a figura 3.2.

A) B) C)

O caco de vidro foi colocado em uma estufa de marca Marconi do laboratório de Lavras e Beneficiamento do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) a 100ºC por 24h, depois de esfriado triturou-se em moinho de bolas Jarro 200x300mm DxC, até transformar-se em pó.

Posteriormente peneirou-se o pó de vidro com a ajuda de um agitador de peneira de marca “Produtest” do laboratório de Lavras e Beneficiamento e separou-se em granulometria de: retido em 50#, retido em 100# e passante em 100#. Acondicionou-se o pó de vidro em sacolas plásticas incolor, selou-se as embalagens e identificou-se de acordo com a granulometria.

A) B) C)

Figura 3.3: pó de vidro identificado e acondicionado: A) vidro retido 50#; B) vidro retido 100#; C) vidro passante 100#

Na figura 3.3 A), está embalado pó de vidro com granulometria de retido a 50#, a B) encontra-se o pó de vidro retido a 100# e na C) temos o pó de vidro passante a 100#.

II. Argila

A argila foi coletada na Cerâmica Santa Fé, localizada na TO – 050, município de Palmas – TO, como mostra a figura 3.4.

Figura 3.4: Rodovia TO 050 Km 15. Palmas – TO. (Fonte: google maps)

A coleta de argila foi realizada diretamente no caixão alimentador da própria cerâmica, em quantidade suficiente para o preparo dos corpos de prova e para a caraterização da mesma. De acordo com a figura pode-se observar que a argila coletada já havia passado por processo de sazonamento.

NOTA: COLOCAR UMA FOTO DO CAIXÃO ALIMENTAR NA CERÂMICA SANTA FÉ

A coleta da matéria-prima foi realizada de acordo com a norma ABNT NBR 10.007:2004. Com base na norma ABNT NBR 10.007:2004 a amostra de resíduo sólido em estudo deve ser obtida através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com