TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia

Trabalho Universitário: Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO 1: Canteiro de Obras: Conceitos Gerais

O canteiro de obras é o local de produção de uma obra civil. Como a construção civil é uma indústria, se fizermos uma analogia com uma indústria convencional, o canteiro de obras é equivalente ao ambiente de montagem ou de produção de uma indústria. Segundo LIMMER (2012) a diferença é que o canteiro de obras é uma fábrica móvel, pois o produto resultante é estacionário, enquanto que os insumos (mão de obra, materiais e equipamentos) é que se deslocam em torno do produto. Além disso, a estrutura do canteiro de obras pode ser aproveitada (total ou parcialmente) para várias obras.

TIPOS DE CANTEIRO

Como os canteiros de obra são, em geral, instalações provisórias, e que não farão parte da edificação definitiva, quanto menor e mais racionalizado for o canteiro, melhor. Segundo SAURIN e FORMOSO (2006), de acordo com sua forma de organização, os canteiros podem ser classificados como:

• Restritos: Quando a edificação irá ocupar o terreno todo ou grande parte dele. Os espaços disponíveis serão mínimos. Exemplo: Construções em lotes centrais nas cidades, reformas e construções dentro de Shopping Centers em funcionamento.

• Amplos: A edificação definitiva irá ocupar apenas uma pequena parcela do terreno. Os acessos de veículos e os espaços para armazenamento de materiais podem ser realizados de várias formas. Exemplos: plantas industriais, conjuntos residenciais, barragens, hidroelétricas, estádios de futebol, e outras grandes obras.

• Longos e Estreitos: São restritos em apenas uma das dimensões. Como exemplo desse tipo de canteiro temos os relativos às obras em estradas, redes de energia e redes de água e esgoto.

Tradicionalmente o canteiro de obras está associado à idéia de sujeira e desorganização. Sujeira e desorganização geram desperdício, atrapalham a produtividade e causam uma impressão ruim nos clientes da empresa, influindo diretamente na construção de uma imagem negativa. A diferença de impressão causada em um cliente pode ser o fator decisivo, por exemplo, na compra do apartamento de uma ou outra empresa.

Por esse motivo torna-se importante fazer o gerenciamento de um canteiro de obras, desde a fase de implantação até o seu funcionamento efetivo. Devido à importância que possui no desenvolvimento da obra, é mais que justificável fazer o planejamento do canteiro, incluindo-se nele o projeto a ser executado.

PLANEJAMENTO E PROJETO DO CANTEIRO

O planejamento de um canteiro de obras, segundo SAURIN e FORMOSO (2006), deve ser conduzido observando dois aspectos principais:

• Layout – arranjo físico do canteiro, envolvendo dimensionamento de ambientes onde estarão os locais de produção, materiais, equipamentos e trabalhadores. Quanto mais organizado o layout do canteiro, menor será o desperdício de insumos e melhor será a qualidade da “imagem” da empresa na mente dos clientes. Além disso, um canteiro com layout adequado proporciona uma sensação de bem estar ao trabalhador, fator essencial para o bom desempenho do trabalho.

• Logística – estudo de toda a movimentação dentro do canteiro, fluxo de materiais, de trabalhadores, de visitantes, movimentação dentro do escritório, almoxarifado e tudo mais que envolver o deslocamento dentro do canteiro. Toda a logística deve ser pensada com o objetivo de diminuir, ao máximo, as distâncias e os tempos de movimento de pessoal, equipamentos e materiais dentro do canteiro.

Ainda de acordo com os autores, o processo de planejamento do canteiro de obras deve ser composto por cinco etapas:

1. Análise preliminar – compreende uma coleta de dados para a elaboração do projeto do canteiro. É composta de:

a) Programa de necessidades - Definir todos os ambientes/locais do canteiro, com o respectivo dimensionamento. SAURIN e FORMOSO (2006) sugerem a utilização do checklist a seguir para a definição dos ambientes:

Grande parte das exigências relativas ao espaço necessário/obrigatório para utilização em um canteiro de obras estão descritas em uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, a NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Destacamos, ao final deste texto, alguns pontos principais da NR 18 a serem considerados na elaboração do projeto do canteiro de obras.

b) Informações sobre o terreno e entorno da obra – localização de árvores, desníveis, redes de esgoto, córregos, passagens de rede de alta tensão, ruas de grande movimento, terreno vizinho, entre outras.

c) Definições técnicas da obra – definição das técnicas construtivas para a delimitação dos espaços. É importante saber o tipo de estrutura a ser utilizada (concreto convencional, concreto usinado, usinado e bombeado, pré-moldado ou estruturas de aço), tipo de argamassa (ensacada ou produzida no local), armações (corte e dobra no local ou pré-fabricado), instalações elétricas e hidro-sanitárias (montadas no local ou pré-fabricadas), tipo de alvenaria (tijolos, blocos, paredes de gesso pré-fabricadas).

d) Cronograma de mão de obra – os ambientes onde ficarão/transitarão os trabalhadores devem ser dimensionados de acordo com as três etapas da obra – início, pico e término.

e) Cronograma físico da obra – é importante observar a seqüência de serviços a serem executados. Por exemplo: o local onde ficará o refeitório do canteiro de obras, em um canteiro restrito, pode ser em um local no térreo onde só no final da obra será feito o acabamento das garagens. Em algumas situações, é até viável alterar o cronograma físico da obra para viabilizar a construção das instalações provisórias do canteiro.

f) Consulta ao orçamento da obra – tendo como referência o orçamento da obra e no cronograma físico é possível estimar os quantitativos de materiais e dimensionar as áreas de estocagem necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com