TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia

Ensaios: Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Senso crítico é a capacidade de questionar e analisar de forma racional, inteligente, organizada e sistemática. Por meio do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.

Senso comum é um conjunto de opiniões, crenças, tradições e modos de viver que se desenvolvem em uma sociedade e faz parte da herança cultural de cada povo. São as tradições que passam de geração em geração e são aceitas como verdades, sem questionamentos.

Projetar e predizer o futuro: as projeções se constroem com base em fatos passados como fonte de referências e experiências. Então, será possível predizer, estimar o que está por vir, elaborar um projeto de futuro.

Entender o presente a partir de informações e conhecimentos de fontes variadas. Quando nos empenhamos em compreender o presente, buscamos informações, conhecimentos, consideramos múltiplas vertentes, temos a chance de enriquecer e ampliar nossa visão de mundo. Todo esse conhecimento pode se traduzir na ampliação dos conhecimentos, na amplitude do leque de visão, na capacidade de saber mais, saber melhor e compreender com muito mais propriedade o momento presente. Sua visão de mundo se ampliou e jamais voltará à forma original.

A visão de mundo nos dá a possibilidade de aperfeiçoarmos três atitudes que usamos como ferramentas para fazer a leitura da realidade. Quais são essas atitudes? Explique-as.

As três atitudes são: 1. Ressignificar o passado; 2. Entender o presente; e 3. Projetar e predizer o futuro.

1. Ressignificar o passado: olhar para o passado tentando compreender e interpretar os fatos com maior distanciamento emocional. Quando podemos nos afastar emocionalmente dos fatos, aumenta a possibilidade de avaliarmos a influência de tais fatos no momento atual. Conforme o tempo passa, é possível reduzir o impacto emocional e avaliar com distanciamento quais são as emoções que esse fato ainda suscita em nós e quais consequências ainda poderá trazer na vida atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com