TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Segurança

Trabalho Escolar: Engenharia De Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

UCAM

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

DEJANE AVELLAR DE CARVALHO

DISCIPLICA- ERGONOMIA – ATIVIDADE-01

OBJETIVO DA ERGONOMIA

NITEROI

2014

O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos?

O papel principal do engenheiro de segurança é desenvolver atividades relativas área de segurança do trabalho que inclui prevenir e mitigar os riscos e a integridade física e mental dos colaboradores e atualmente melhorar a vida dos mesmos uma das ferramentas utilizadas e a ergonomia. A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas.O engenheiro de segurança tem um papel de antecipar-se aos problemas associado à ergonomia, não se deve esperar o problema acontecer para fazer as analises devidas e sim reunir grupos de reflexões com participação de outros setores para envolver e coletar informações dos trabalhadores que estão efetivamente inseridos no ambiente antecipando-se aos futuros problemas é importante os projetos de novos equipamentos serem validados pelo engenheiro de segurança para evitar instalações com problemas ergonômicos, o fabricante tem que se adaptar aos novos ambientes de trabalhos buscando a melhoria continua dos processos ergonômicos dos seus clientes.

Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?

Na experiência acumulada, podemos o observar pontos positivo e negativo.

Pontos Positivo - Pode usar a experiência de cada individuo para buscar informações baseadas na vivencia do dia a dia no ambiente de trabalho, devido a baixa variabilidade gera valores ao processo sendo que as informações são baseadas na experiência.

Pontos negativo - A experiência traz problemas como a autoconfiança, aversão ao novo, dificuldade de aprendizado e isso dificulta o desenvolvimento de novas tecnologias que favorecem a ergonomia no ambiente de trabalho.É muito normal o trabalhador experiente criar dificuldades em momentos de mudanças, é difícil para ele aceitar novos colegas que chegam.

De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?

Dentro de um processo produtivo a comunicação tem papel fundamental no ambiente de trabalho, a comunicação deve ter um fluxo claro e objetivo para todos os níveis hierárquicos. Devemos utilizar outras ferramentas também como:

Programas ergonômicos, treinamentos, planos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com