TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Software

Trabalho Universitário: Engenharia De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas

Case Ferramentas de Modelagem

Uma organização para ser modelada como um todo pode demandar diferente

modelos. Para tal tarefa deve ser realizada com sucesso a decisão sobre que ferramenta a ser utilizada é tão importante quanto a metodologia a ser empregada.

Segundo Bastos e Cameira [2000], existem no mercado diversas ferramentas que apóiam o trabalho de levantamento e modelagem de processos. As vantagens do uso destas são diversas, variando de acordo com as possibilidades da própria ferramenta, assim como os objetivos determinantes do trabalho.

Como parte dos requisitos do sistema e da atividade de projetos, o sistema precisa ser modelado como um conjunto de componentes e de relações entre esses componentes. Freqüentemente a modelagem de software usa algum tipo de notação gráfica e são apoiados pelo uso de ferramentas case. Modelagem de softwares normalmente implica a construção de modelos gráficos que simbolizam os artefatos de software utilizados e seus inter-relacionamentos. Uma forma comum de modelagem de programas procedurais (não orientados a objeto) é através de fluxogramas, enquanto que a modelagem de programas orientados a objeto normalmente usam a linguagem gráfica (Linguagem de Modelagem Unificada) a qual os fabricantes líderes de modelagem estão dando suporte. Na criação de sistemas com qualidade é necessário a utilização de uma boa metodologia para a modelagem tanto do software, como de seu banco de dados. Algumas ferramentas já auxiliam na automação da escrita de código e na implementação da estrutura dos bancos de dados. Os bancos de dados são modelados através do modelo de Entidade Relacionamento. O principal objetivo é facilitar o projeto de banco de dados, possibilitando especificar a estrutura geral do banco de dados. Funcionam para modelos conceituais relacionais, objetos-relacionais ou orientado a objetos. As ferramentas de modelagem surgiram para facilitar a criação dos modelos, as mais avançadas permitem a geração de uma parte do código-fonte do software a partir do modelo e até a geração do banco de dados a partir do modelo de entidade relacionamento.

Case Ferramentas de simulações

As diversas ferramentas de simulação viabilizam de forma ampla a prática da

simulação de processos de negócios. No entanto, Kerremans e McCoy [2008] afirmam que antes de partir para as ferramentas de simulação, os objetivos devem ser formulados claramente, além de ser necessário dispor de modelos de processos bem feitos e de garantir que a equipe possua as habilidades necessárias para entender as diversas metodologias de simulação.

Em uma simulação, é construído um modelo lógico-matemático que representa a dinâmica do sistema em estudo. Este modelo normalmente é incorporado valores para tempos, distâncias, recursos disponíveis.

Em um software X, esta modelagem é feita visualmente com objetos orientados à simulação e com o auxílio do mouse, não necessitando serem digitados comandos na lógica (programação).

Ao modelo são anexados dados sobre o sistema. Neste ponto a simulação se diferencia, pois não são utilizados valores médios para os parâmetros no modelo, e sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com