TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Do Trabalho

Monografias: Engenharia Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 7

por ele projetadas. Um projeto bem desenvolvido tira vantagens das capacidades humanas,

considera as limitações e amplifica os resultados do sistema. Se isto não for conseguido, a

performance do sistema é reduzida e o propósito para o qual o equipamento foi

desenvolvido além de não atingido pode-se tornar perigoso, pois pode provocar acidentes

por estresse do seu operador. Esta consideração é significativa devido ao desenvolvimento

de sistemas altamente complexos que puxam a capacidade do homem cada vez mais

próxima dos seus limites.

Fica evidente a necessidade do perfeito conhecimento das características físicas e

socioculturais dos usuários de ferramentas e equipamentos, pois considerando as

ferramentas como extensões do próprio homem para executar o seu trabalho com o

máximo de eficiência e conforto, isto só será possível se na concepção destas o usuário for

analisado e considerado. Por outro lado, os dados antropométricos só tem sentido para a

ergonomia se analisadas também as atividades que o trabalhador desenvolve.

Referências Bibliográficas

COUTO, Hudson de Araújo. Ergonomia aplicada ao trabalho: manual técnico da máquina

humana. Belo Horizonte : ERGO Editora, 1995.

IIDA, Itiro. Ergonomia projetos e produção. São Paulo : Edgar Blücher Ltda., 1992.

PANERO, Julius e ZELNIK, Martin. Las dimensiones humanas en los espacios interiores.

Estándares antropometricos. 5 ed. México : G. Gili, 1991.

ROEBUCK, J. A. Jr.; KROEMER, K. H. E.; THOMSON, W. G. Engineering

anthropometry methods. New York : Wiley-Intersciencie : J Wiley, 1975.

SANTOS, Neri dos et. al. Antropotecnologia: a ergonomia dos sistemas de produção.

Curitiba : Genesis, 1997.

PASSO 2

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ERGONOMIA!

RESPOSTA: Se, para um certo número de disciplinas, o trabalho é o campo de aplicação ou uma extensão do objeto próprio da disciplina, para a ergonomia o trabalho é o único possível de intervenção.A ergonomia tem como objetivo produzir conhecimentos específicos sobre a atividade do trabalho humano.O objetivo desejado no processo de produção de conhecimentos é o de informar sobre a carga do trabalhador, sendo a atividade do trabalho específica a cada trabalhador.O procedimento ergonômico é orientado pela perspectiva de transformação da realidade, cujos resultados obtidos irão depender em grande parte da necessidade da mudança. Mesmo que o objetivo possa ser diferente de acordo com a especialização de cada pesquisador, o objeto do estudo não pode ser definido a priori, pois sua construção depende do objetivo da transformação.Em ergonomia o objeto sobre o qual pretende-se produzir conhecimentos, deve ser construido por um processo de decomposição/ recomposição da atividade complexa do trabalho, que é analisada e que deve ser transformada.O objetivo é ocultar o mínimo possível a complexidade do trabalho real. Quanto mais ergonomia aprofunda o seu questionamento sobre a realidade, mais ela é interpelada por ela mesma.

QUE ASPECTOS CARACTERIZAM OS ESTUDOS PRECURSORES DA ERGONOMIA ATE A II GUERRA MUNDIAL!

Na II guerra mundial, a falta de compatibilidade entre o projeto das máquinas e dispositivos e os aspectos mecânico-fisiológicos do ser humano se agravou com o aperfeiçoamento técnico dos motores. Foram registradas situações terríveis, agora atingindo tropas e material bélico em pleno uso. Os aviões, por exemplo, passaram a voar mais alto e mais rápido. Os pilotos, porém, sofriam da falta de oxigênio nas grandes altitudes, perda de consciência nas rápidas variações de altitude exigidas pelas manobras aéreas, e vários outros "defeitos" no sub-sistema fisiológico. Os projetistas não consideraram o funcionamento do organismo em diversas altitudes e submetidos a acelerações importantes! Como conseqüência, muitos aviões se perderam. A perda do material bélico era importante, vultosa e por si só justificaria esforços. No entanto, dado que o treinamento de um piloto levava dois a quatro anos, a perda de um piloto treinado se constituía em perda irreversível no duração da guerra. Nessas novas circunstâncias foram formados, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, novos grupos interdisciplinares, agora com a participação de psicólogos somados aos engenheiros e médicos. Os objetivos eram os de "elevar a eficácia combativa, a segurança e o con- forto dos soldados, marinheiros e aviadores". Os trabalhos desses grupos foram voltados para a adaptação de veículos militares, aviões e demais equipamentos militares às características físicas e psicofisiológicas dos soldados, sobretudo em situações de emergência e de pânico. E o que nos interessa particularmente, estes estudos se baseavam na análise e nos estudos dos materiais que retornavam e no relato de seus problemas operacionais. Assim sendo, em seu nascedouro, a Ergonomia se alimentou profundamente de dados e estudos de manutenção bélica.

COMO EVOLUIU O ENFOQUE ERGONOMICO ATE HOJE, DESDE A SUA ORIGEM!

A Ergonomia evoluiu com os primeiros estudos sobre o homem, executando atividades profissionais. Os estudos foram desenvolvidos por pesquisadores, engenheiros e médicos do trabalho. Os pesquisadores desenvolviam estudos que visavam compreender o funcionamento do trabalho do homem em atividades de trabalho, sendo Lavoisier, Da Vinci, Coulomb, Chauveau, os primeiros a desenvolverem estes estudos. Os engenheiros procuravam melhorar o desempenho do homem no trabalho, através de melhorias nas suas condições de execução. Os médicos do trabalho atuavam na proteção à saúde dos trabalhadores, por meio de estudos do nexo- causal entre doenças e as atividades exercidas pelos trabalhadores. Ramazzini, Paracelse, Tissotentre outros, foram os pioneiros nos estudos que mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com