TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Do Trabalho

Por:   •  13/9/2013  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

Engenharia Do Trabalho

Engenharia de Produção

9ª Série Engenharia do Trabalho

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Alexander Ferreira Lavelli

Faculdade Anhanguera de Limeira

.

Engenharia de Produção - 9ª Série - Engenharia do Trabalho

Pág. 2 de 6

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de

Engenharia. Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.

DESAFIO

É de longa data que se pode afirmar que o homem se preocupa em desenvolver suas tarefas de maneira mais conveniente, moldando, para tanto, seus utensílios às suas necessidades de forma e movimentos. Os primeiros relatos afirmam que desde o homem préhistórico já existe a preocupação por utilizar ferramentas de caça, corte e esmagamento que facilitem o manuseio e se adaptem perfeitamente aos movimentos, como o uso das pedras, por exemplo. Fica evidente que sempre houve o empenho em se moldar o ambiente natural na construção de artifícios que atendessem às conveniências dos homens. A Ergonomia, que, segundo definição da Associação Brasileira de Ergonomia, é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema1, ganhou forças a partir da II Guerra Mundial, em consequência do trabalho interdisciplinar que era desenvolvido por diversos profissionais, como engenheiros, fisiologistas e psicólogos, durante a guerra (IIDA, 2005, p. 1). Os estudos sobre Ergonomia cresceram significativamente nos últimos anos, e uma das áreas abrangidas pela Ergonomia e que está diretamente relacionada à melhora das condições de trabalho é a análise dos postos de trabalho.

Segundo Iida (2005, p. 17), a abordagem ergonômica no posto de trabalho analisa a tarefa, postura e os movimentos do trabalhador, além de suas exigências físicas e cognitivas. Neste desafio, você terá de desenvolver um projeto para a reestruturação do posto de trabalho dos controladores de tráfego e logística de uma grande empresa de transportes. As situações reais do referido posto de trabalho serão apresentadas no decorrer das etapas desta Atividade.

Objetivo do Desafio

O objetivo deste desafio é que, ao final, seja entregue um projeto para a reestruturação de um determinado posto de trabalho de uma empresa, seguindo os conceitos abordados pela Ergonomia.

Produção Acadêmica

• • •

Relatório 1 – Introdução à Ergonomia. Relatório 2 – Proposta Comercial para a Empresa de Transportes. Relatório 3 – Diagnóstico do trabalho de campo.

1

Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2011.

Alexander Ferreira Lavelli

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com