TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Dos Materiais

Casos: Engenharia Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  2.164 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho – Engenharia dos Materiais

1- Explique porque é importante moer o cimento na forma de partículas finas. Cite quais são as formas de concreto mais usado.

R: Sua importância vem devido ao fato de que se todas as partículas forem moídas, logo vai sofrer um adensamento, esse processo o torna menos permeável e sem vazios, sendo que também se torna mais fácil a sua homogeneidade (União dos agregados). Os mais usados costumam ser o concreto convencional e o concreto armado.

2- Quais são os três componentes principais de uma lança branca. Como a porcelana? Qual o papel de cada um dele nos processos de conformação e cozimento (queima)?

R: Quartzo, Feldspato e Caulim.

Caulim. Apresenta menor plasticidade e resistência mecânica a verde e a seco do que a argila, no entanto favorece a cor branca e a translucidez das peças, por ser em geral mais puro do que as argilas. Os caulins, em geral, contribuem positivamente para as características das barbotinas destinadas ao processo e colagem.

Quartzo. Reduz a plasticidade da massa, porém favorece a secagem das peças. Ele é um dois componentes fundamentais das massas para controle da dilatação e também para ajuste da viscosidade da fase líquida formada durante a queima. O quartzo contribui também para a cor branca, a translucidez e a resistência mecânicas das peças após a queima.

Feldspato. É um dos principais fundentes empregados em cerâmica, que além de provocar a soldagem dos grãos, ele permite a confecção de produtos mais densos e de baixa porosidade aparente.

3- Qual a distinção entre temperatura de transição vítrea e temperatura de fusão?

R: Temperatura de transição vítrea -> Separa o comportamento solido do comportamento líquido em um solido amorfo.

Temperatura de fusão -> Temperatura na qual ocorre a mudança do estado sólido para o líquido.

4- Para os polímeros termoplásticos, cite quais são os fatores que favorecem a fratura frágil.

R: No caso dos polímeros termoplásticos, tanto as fraturas dúcteis como as fratura frágeis são possíveis, e muitos desses materiais são capazes de experimentar uma transição dúctil-frágil. Os fatores que favorecem uma fratura frágil são redução na temperatura, aumento na taxa de deformação, presença de um entalhe afilado, maior espessura da amostra e, adicionalmente, modificação da estrutura dos polímeros (química molecular e/ou micro estrutural)

5- Quais são os fatores que influenciam o comportamento mecânico (limite de resistência tração e limite de elasticidade) dos polímeros?

R: O aumento da temperatura e a diminuição da taxa de deformação:

•Diminuem E (módulo de tração) e LRT e melhoram a ductilidade.

Aumento do peso molecular:

•Aumenta o LRT.

Aumento do grau de cristalinidade:

•Provoca um aumento do E e, geralmente, aumenta o LRT o que torna o material mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com