TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de uso de materiais naturais para engenharia civil

Abstract: Formas de uso de materiais naturais para engenharia civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Abstract  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 3

1) Para rochas, caracterize: Regime plástico: a rocha se adapta às novas condições de tensão deformando-se através de sua forma e estrutura interna, não retornando a sua condição anterior quando cessa o esforço.

2)

Regime elástico: regime de deformação no qual quando cessa a causa que promoveu a deformação o corpo volta às condições anteriores.

Regime rúptil: o material não suporta mais absorve tensão e dissipá-la na forma de deformação plástica e se rompe.

3) O que são rochas competentes e incompetentes?

Rochas competentes são capazes de dissipar esforços através de deformações de regime plástico. Rochas Incompetentes são as rochas que apresentam dificuldade em absorver esforços de regime plástico, se deformando em regime rúptil.

. 3) O que são fraturas? O que são falhas? Qual a importância dessas estruturas de rocha para a engenharia civil?

Fraturas: planos que separam um corpo de rocha em duas partes e ao longo do qual não houve deslocamento. Podem receber o nome de juntas (quando são geradas por esforços, podendo ser tanto esforços de compressão como de tração).

Falhas: estruturas rúpteis ao longo das quais houve deslocamento, fato este que as diferencia das fraturas. Assim como as dobras, podem ter tamanhos variados (de mm ate centenas de km)

Importância para a engenharia Civil: o conhecimento da ocorrência destas estruturas é de grande importância já que as mesmas normalmente se constituem em superfícies potenciais de instabilidade com relação a diversos aspectos: -zonas de baixa resistência para fundações; -zonas de instabilidade potencial de taludes; -zonas de enriquecimento em minerais expansíveis; -zonas de possível instabilidade de paredes de túneis; -zonas de endurecimento excessivos devido à recristalização podendo tornar-se um serio obstáculo à equipamentos de escavação

. 4) Quanto a forma de utilização de materiais naturais, quais são os 4 grandes grupos em que são classificados? São classificados de acordo com o formato e o grau de processamento aos quais estes materiais tenham sido submetidos em: -Agregados: brita, areia e cascalho -blocos: enrocamento, murro de arrimo e paralelepípedo; -placas: guias, lajes para calçamento e placas polidas; -matéria prima: cerâmica, cal e cimento

5) Entre tantas rochas que são frequentemente utilizadas, cite três rochas e seus principais usos. Mármores: podem apresentar grande variedade de cores e padrões, tendo como formas clássicas de utilização o uso em revestimento de piso e paredes, além do uso para esculturas. Quartzo: Geralmente utilizado na forma de placas para calçamento, pois é antiderrapante e apresenta grande rendimento e fácil substituição, além de ser bom isolante térmico. Cálcarios: apresentam bom polimento e brilho natural intenso, além de serem geralmente maciços, o que o torna bom material para revestimento e esculturas.

6) Estas rochas utilizadas como materiais na engenharia civil apresentam 3 características importantes que devem ser consideradas. Quais são? Mineralogia, estruturas e texturas

7) Estes materiais rochosos possuem propriedades naturais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com