TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Econômica

Artigo: Engenharia Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

1- cite e explique os principais objetivos da macroeconomia.

Os principais objectivos da macroeconomia (ou mais especificamente, da política macroeconómica) são de uma forma geral, o produto, o emprego e a estabilidade dos preços: Produção: o objetivo final da atividade económica é a produção de produtos e serviços destinados a satisfazer necessidades da população; um dos principais objectivos da política macroeconómica é portanto a obtenção de um elevado nível de produção e um crescimento rápido e sustentado.

2-explique como a politica fiscal interfere na economia de um pais

É a ação do Estado no que se refere às receitas e despesas do governo.Tudo o que o governo arrecada num determinado período de tempo. As principais fontes de receita são: arrecadação de tributos e venda/concessão de serviços públicos. Principais despesas do governo: pagamento dos funcionários, manutenção da máquina administrativa e investimentos públicos.

A Política Fiscal pode ser Restritiva ou Expansiva. Uma política restritiva reduz a quantidade de moeda em circulação, enquanto a política expansiva aumenta a liquidez da Economia. Para praticar a política fiscal , o governo conta com instrumentos:

alíquotas de impostos, gastos públicos, concessão de subsídios, transferências financeira.

Exemplo: quanto maior a carga tributária, menos recursos terão os contribuintes para poupar e/ou consumir.

Resultado das Contas Públicas:

Superávit = Receita superior a Despesa

Déficit = Receita inferior a Despesa

3- o que é monopólio e qual a influência dela na formação de preço? de um exemplo

Existe monopólio quando são observadas as seguintes condições:

há um único vendedor de uma mercadoria; não há substitutos próximos para os bens; existem obstáculos quanto à entrada na indústria, que podem ser de várias naturezas tais como: o mercado é limitado e não comporta mais do que uma firma; a firma existente segue uma política de preços planejada para reduzir a atração de novos concorrentes; a firma possui o controle sobre a matéria-prima, canais de distribuição ou sobre o processo de produção (patentes); a firma opera com licença do governo ou em sistema limitante da produção tal como cotas.

O modelo do monopólio parte do princípio de que a empresa pretende maximizar seu lucro. Sob o regime monopolista o lucro atinge seu ápice quando o custo marginal equaliza-se com a receita marginal. Como salienta Ferguson (1984):"Sob o monopólio, atinge-se o lucro máximo a uma quantidade produzida para a qual o custo marginal iguala a receita marginal".No entanto, a receita marginal equivale ao próprio preço do produto. Desta forma, a empresa estipulará o preço de venda de seu produto igual ao custo marginal do mesmo.O monopólio, como a concorrência perfeita, trata-se de um modelo teórico que raramente encontra respaldo em casos reais, exceto em relação a empresas criadas por força de lei como é o caso, no Brasil, da Eletrobrás, da Telebrás, da Petrobrás, da R.F.F.S.A etc., mesmo estes poucos exemplos estão em processo de flexibilização.

4-explique a relação entre política monetaría e inflação. de um exemplo

a politica monetária esta relacionada coma inflação ao estoque monetário do país. Ou seja, Envolve emissão de moeda, renda e compra de títulos públicos, bem como a regulação do sistema bancário.Por exemplo: quando uma seca destrói a safra de feijão, o preço do feijão sobe. Frente ao preço mais alto, as pessoas passam a comprar menos feijão, e o substituem por outro alimento mais barato. Isso significa que a demanda por feijão cai, diminuindo a pressão sobre seus preços. Por outro lado, comerciantes vão importar feijão, para aproveitar a oportunidade de lucrar com os preços mais altos. Ao colocarem no mercado essa importação, a escassez do produto diminuirá, com novo impulso à queda dos preços.

5-como a oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com