TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Produção

Ensaios: Engenharia Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Centro de massas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Na mecânica clássica, centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo. Para n partículas, cada uma com posição ri e massa mi, o centro de massa é dado por:

Na física, o centróide, o centro de gravidade e o centro de massas podem, sob certas circunstâncias, coincidir entre si. Nesses casos, pode-se utilizar os termos de maneira intercambiável, mesmo que designem conceitos diferentes. O centróide é um conceito puramente geométrico enquanto que os outros dois se relacionam com as propriedades físicas de um corpo. Para que o centróide coincida com o centro de massa, o objeto deve ter densidade uniforme, ou a distribuição de matéria através do objeto deve ter certas propriedades, tais como simetria. Para que um centróide coincida com o centro de gravidade, o centróide deve coincidir com o centro de massa e o objeto deve estar sob a influência de um campo gravitacional uniforme.

Em um tratamento de sistemas de massas pontuais o centro de massas é o ponto onde se supõe concentrada toda a massa do sistema. O conceito se utiliza para análises físicas nas quais não é importante considerar a distribuição de massa. Por exemplo, nas órbitas dos planetas.

Para um sistema de massas discreto, formado por um conjunto de massas pontuais, o centro de massas pode ser calculado como:

--> Massa pontual iésima

--> Posição da massa iésima respectivo ao eixo de referência assumido.

Em casos que os corpos não sejam pontuais, usa-se esta fórmula:

Casos particulares de um sistema contínuo

Se a massa está distribuída de forma homogênea, a densidade será constante, assim, fazendo uso da relação

Nota: V é o volume total. Para corpos bidimensionais ou unidimensionais se trabalhará com densidades superficiais/longitudinais e com superfícies/longitudes.

- Para o caso de corpos com geometria regular tais como esferas, paralelepípedos, cilindros, etc. o CM coincidirá com o centróide do corpo.

Os centros de massas em corpos de densidade variável podem ser calculados sem se conhecer a função de densidade . Neste caso, se calcula o CM da seguinte forma:

- A resolução da integral dependerá da função da densidade.

Na teoria da relatividade, o cálculo do tensor momento angular requer calcular uma magnitude similar ao centro de massa, o centro de energia que vem a ser dado por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com