TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Produção

Artigo: Engenharia Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa

1) Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

- Identificar, analisar e reduzir os riscos ocupacionais.

- Adaptar o local de trabalho e condições de trabalho.

- Contribuir para a evolução de situações de trabalho.

- Controle a introdução de novas tecnologia nas organizações e suas adaptação.

- Aumentar a motivação e satisfação no trabalho.

2) Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Se o nascimento " oficial " da ergonomia pode ser definido com precisão, a mesma foi precedida de um longo período de gestação, que remonta à pré-história. Começou provavelmente com o primeiro homem pré-histórico que escolheu uma pedra de formato que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão, para usá-la como arma As ferramentas proporcionavam poder e facilitavam as tarefas como caçar, cortar e esmagar. Assim, a preocupação em adaptar o ambiente natural e construir objetos artificiais para atender às suas conveniências, sempre esteve presente nos seres humanos desde os tempos remotos.

Na era da produção artesanal, não-mecanizada, a preocupação em adaptar as tarefas às necessidades humanas também esteve sempre presente. Entretanto, a revolução industrial, ocorrida a partir do século XVIII, tornou mais dramático esse problema..

As primeiras fábricas surgidas não tinham nenhuma semelhança com uma fábrica moderna. Eram sujas, escuras, barulhentas e perigosas. As jornadas de trabalho chegavam a até 16 horas diárias, sem férias, em regime de semiescravidão, imposto por empresários autoritários, que aplicavam castigos corporais. Os estudos mais sistemáticos sobre o trabalho começaram a ser realizados a partir do final do século XIX.

Nessa época surge, nos Estados Unidos, o movimento da administração científica, que ficou conhecido como taylorismo.

3) Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A primeira associação científica de ergonomia foi a Ergonomics Research Society, fundada na Inglaterra, no início da década de 1950. Nos Estados Unidos foi criada, em 1957, a Hurnan Factors Society.

A terceira associação surgiu na Alemanha, em 1958. A partir disso, durante as décadas de 1950 e 60, a ergonomia difundiu-se rapidamente em diversos países, principalmente no mundo industrializado. No

Brasil, a Associação Brasileira de Ergonomia Abergo, foi fundada em 1983. Antes disso, tinha-se realizado, no Rio de Janeiro, o I Seminário Brasileiro de Ergonomia, em 1974 (Moraes e Soares, 1989), quando diversos pesquisadores brasileiros apresentaram os seus trabalhos. Em 1961 fundou-se a Associação Internacional de Ergonomia, que agrega, hoje, as associações de ergonomia dos diversos países. A primeira publicação periódica sobre ergonomia foi a Ergonomics, editada na Inglaterra, desde 1957. A partir de 1958 publicou-se a Hurnan Factors, nos EUA.

Daí, seguiram-se muitas outras publicações em diversos países. Atualmente existem mais de 20 periódicos especializados em ergonomia. Além disso, artigos em ergonomia são frequentemente encontrados em publicações de áreas como engenharias, arquitetura, desenho industrial, psicologia e outras.

Hoje, a ergonomia difundiu-se em praticamente todos os países do mundo. Anualmente realizam se diversos eventos de caráter nacional ou internacional para apresentação e discussão dos resultados das pesquisas. Essas pesquisas deverão continuar, pois muitas perguntas ainda não têm respostas ou tem

somente respostas parciais. A ergonomia existirá enquanto o homem continuar a sofrer as diversas situações que o prejudiquem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com