TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Segurança

Casos: Engenharia Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

1- ( V ) O tempo máximo para comutação (tempo em que o sistema de iluminação comece a funcionar) do sistema de iluminação por grupo motogerador é de 12 segundos.

2- ( F ) A água é um excelente agente extintor para ser utilizado em incêndios constituídos de metais pirofóricos ou ligas metálicas, pois possuem como característica a queima em altas temperaturas.

3- ( F ) Os extintores devem ser dimensionados nas edificações considerando a possibilidade de serem utilizados em grandes incêndios.

4- ( V ) A sinalização complementar deve ser utilizada para indicação de obstáculos, como pilares, arestas de paredes, proibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio, dentre outros.

5- ( F ) O hidrante de recalque tem o objetivo de permitir que a água do reservatório que abastece o sistema de hidrantes seja retirada para ser utilizada em outra edificação incendiada.

6- ( F ) Considerando o dimensionamento de extintores em uma área de uma determinada edificação onde a classe do fogo é “A”, a distância máxima que um usuário deverá percorrer para alcançá-los deverá ser 15 metros.

7- ( V ) A tensão de alimentação do sistema de iluminação de emergência deve ser no máximo 30Vcc a fim de evitar choques ao combater o incêndio com água. No caso de luminárias locadas em áreas protegidas para escoamento, livres de materiais combustíveis, podem manter a alimentação em 110/220Vca.

8- ( V ) Os extintores quando dimensionados externamente à edificação deverão possuir proteção contra intempéries e danos físicos.

9- ( V ) O reservatório do sistema de proteção por hidrante deverá ser de preferência o reservatório superior da edificação, a fim de garantir que no caso da inoperância das bombas de pressurização a edificação terá pelo menos água por gravidade no sistema.

10- ( V ) Quando deparamos com um equipamento elétrico energizado incendiando, podemos classificar o incêndio como classe C, entretanto se ele estiver desconectado da rede elétrica que o alimenta, o fogo pode ser tratado como classe A e/ou B.

11- ( F ) Quando for utilizado para abastecimento do sistema de proteção por hidrantes de parede o mesmo reservatório destinado ao consumo normal da edificação, a reserva técnica de incêndio deverá ser assegurada mediante diferença de nível entre a saída da canalização de incêndio, que sairá pelo lateral do reservatório, e a canalização de distribuição geral (água fria), que sairá obrigatoriamente pelo fundo do reservatório.

12- ( V ) A altura máxima de instalação dos extintores portáteis deverá ser de 1,60m do piso acabado, medindo a partir da alça de manuseio.

13- ( V ) No dimensionamento do sistema de hidrantes em edificações onde são utilizados os reservatórios elevados e bombas de pressurização é necessário realizar a derivação (by-pass) na rede hidráulica de incêndio de modo a garantir o funcionamento do sistema de hidrantes por gravidade.

14- ( V ) De acordo com o estudado, os extintores de incêndio são divididos em sistema de extintores portáteis, sistema de extintores sobre rodas e sistema fixo.

15- ( V ) A ligação elétrica das bombas de pressurização do sistema de hidrantes deverá ser a mesma da rede elétrica da edificação de forma que as bombas elétricas terão pleno funcionamento em caso de desligamento da energia da edificação.

16- ( V ) Uma das condições para o correto dimensionamento dos extintores é que sejam locados em locais onde a probabilidade do fogo bloqueá-los seja mínima.

17- ( F) Sinalização de proibição, uma categoria da sinalização básica, possui função de alertar para áreas e materiais com potencial de risco.

18- ( V ) São algumas características das luminárias que compõem o sistema de iluminação de emergência: Resistir a uma temperatura de 70ºC por no mínimo 1h, ser construída de material que impeça a propagação de chama e que não produza gases tóxicos.

19- ( V ) Em regra geral, ao locar os hidrantes de parede, o projetista deverá observar, dentre outros, que estes não fiquem bloqueados pelo fogo, preferencialmente sejam locados próximos a entradas e escadas, guardando-se uma distância tal que não dificultem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com