TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Simultânea

Tese: Engenharia Simultânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera - Belo Horizonte - Unidade Centro I

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: Administração da Produção e Operações

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (Etapas 1 e 2)

Belo Horizonte.

2013

Sumário

Introdução

2 - ETAPA 1 - Passo 1

2.1 Conceitos

2.1.1 Just- in- time

2.1.2 Engenharia Simultânea

2.1.3 Tecnologia de grupo

2.1.4 Consórcio Modular

2.1.5 Células de Produção

2.1.6 Desdobramento da função de qualidade

2.1.7 Comakership

2.1.8 Sistemas flexíveis de manufatura

2.1.9 Manufatura integrada por computador

2.1.10 Benchmarking

2.1.11 Produção customizada

3 - ETAPA 1 - Passo 2

1. Introdução

Por meio dessa etapa, iremos identificar as principais funções da Administração da Produção e sua evolução desde a sua pré historia. Com a Revolução Industrial e descoberta da máquina a vapor em 1764 por James Watt, houve a substituição da força humana pela máquina, os produtos começaram a ser padronizados e os processos de fabricação exigiam treinamento e capacitação da mão de obra, com isso a necessidade de criação e o desenvolvimento dos quadros gerenciais, supervisão, técnicas de planejamento e controles financeiros e da produção.

2 - ETAPA 1 - Passo 1

2.1 Conceitos

2.1.1 Just- in- time

É um processo que visa atender a demanda no momento que é solicitada, ele impede que algo seja produzido, transportado ou comprado antes da hora.

2.1.2 Engenharia Simultânea

Refere se a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto. Tanto os clientes como os fornecedores são também envolvidos, com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

2.1.3 Tecnologia de grupo

Identifica as similaridades físicas dos componentes com roteiros de fabricação semelhantes agrupando – os em processos produtivos comuns.

2.1.4 Consórcio Modular

Trabalho em equipe é necessário que haja uma padronização e especificações dos processos, uma vez que existem varias empresas com culturas organizacionais diferentes. O consorcio modular permite a redução nos custos dos produtos, investimentos, estoques e tempo de produção.

2.1.5 Células de Produção

Consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transportes e de estoques intermediários entre elas. Exige que o funcionário participe de todo processo com todos os funcionários, podendo identificar erros e corrigindo na própria estação.

2.1.6 Desdobramento da função de qualidade

Levam em conta nos projetos todas as principais exigências do consumidor a fim de não somente atender como também suplantar as mesmas.

2.1.7 Comakership

Alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por confiança mutua, participação e fornecimento com qualidade mais assegurada.

2.1.8 Sistemas flexíveis de manufatura

Conjunto de maquinas de controle numérico interligadas por um sistema automático de tranporte.

2.1.9 Manufatura integrada por computador

Integração total da organização manufatureira por meio de sistema de computador e filosofias gerencias que melhoram a eficácia na empresa.

2.1.10 Benchmarking

Comparações das operações de um setor ou de uma organização em relação aos outros setores ou concorrentes diretos ou indiretos. Podem ser usado vários critérios como base de analise, é realizado através de pesquisa para comparar as ações de cada empresa, com objetivo de alcançar melhorias nas funções e processos realizados.

2.1.11 Produção customizada

É um retorno ao artesanato sem a figura do artesão, que passa a ser substituído por moderníssimas fabricas. É direcionada para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto personalizado ou seja a seu gosto. Diferente de produção em massa.

3 - ETAPA 1 - Passo 2

A organização escolhida pela equipe para desenvolver o desafio desta atividade foi a empresa Carlinhos Horta, local onde o integrante da equipe, Emerson Carlos Bernardo Pereira, atua como supervisor de produção. Abaixo segue uma breve descrição da organização.

Nome da Empresa: Carlinhos Horta

Localização: Rua Quarenta e Quatro, 180, Nova Pampulha, Condomínio São José - Vespasiano/MG

Tipo de segmento: Agricultura

Porte: Micro empresa

Produtos Comercializados: Hortaliças

Público Alvo: Sacolões

Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Emerson (supervisor de produção) e José Carlos (proprietário) / Telefone: (31) 3629-6826

A empresa Carlinhos Horta atua há 27 anos no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com