TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia reversa

Tese: Engenharia reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Engenharia reversa

Origem:.

A engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Muitas vezes envolve desmontar algo (um dispositivo mecânico, componente eletrônico, programa de computador, ou biológico, química ou matéria orgânica) e analisar seus componentes e funcionamento em detalhes, tanto para fins de manutenção ou para apoiar a criação de um novo dispositivo ou programa que faz a mesma coisa, sem o uso ou simplesmente duplicar (sem entender) o original.

A engenharia reversa tem suas origens na análise de hardware para obter vantagem comercial ou militar. O objetivo é deduzir as decisões de design de produtos finais com pouco ou nenhum conhecimento adicional sobre os procedimentos envolvidos na produção original. As mesmas técnicas são posteriormente sendo pesquisado para aplicação em sistemas de software legado, não para fins industriais ou de defesa, mas sim para substituir documentação incorreta, incompleta ou indisponível. Consiste em usar a criatividade para, a partir de uma solução pronta, retirar todos os possíveis conceitos novos ali empregados.

É o processo de análise de um artefato (um aparelho, um componente elétrico, um programa de computador, etc.) e dos detalhes de seu funcionamento, geralmente com a intenção de construir um novo aparelho ou programa que faça a mesma coisa, sem realmente copiar alguma coisa do original.

Objetivamente a engenharia reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona.

Ou então podemos transformar uma simples aplicação de algoritmos em binários ou hexadecimais para facilitar ou dificultar, dependendo do objetivo de quem está colocando em prática uma engenharia reversa.

ETAPAS DA ENGENHARIA REVERSA

A engenharia reversa inclui muitas atividades diferentes como: engenharia reversa de interfaces, re-documentação, modularização, descobrimento de anomalias no código, etc. Mas todas essas atividades são baseadas sobre um pequeno número de técnicas básicas, a diferença sendo mais na utilização dos resultados.

Vamos decompor qualquer atividade da engenharia reversa em quatro etapas gerais:

Extração de fatos do sistema a analisar

Tratamento dos fatos

Avaliação dos Resultados e

Visualização dos resultados

Engenharia reversa: criação de produtos e melhoria do processo

Engenharia reversa é o processo de reconstrução de um produto a partir de um modelo, a tecnologia cresce bastante na Ásia,talvez por isso que o processo é criticado em outras regiões do planeta.Mas a engenharia reversa está ajudando empresas a reduzirem tempo e custo quando, por exemplo, buscam repor uma peça antiga em que não existe mais qualquer documentação técnica a seu respeito; acertar ferramentas avariadas; ou comparar perfis.

Mal vista por alguns, mas aliada no trabalho de outros, assim é a “Engenharia Reversa” - processo de reconstrução de um produto a partir de um modelo. A tecnologia cresce muito na Ásia, talvez esteja aí o motivo para esse processo ser criticado em outras regiões do planeta. Algumas empresas o vêem como a “arte de copiar” produtos de outros. Mas a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com