TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engrenagens

Tese: Engrenagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 11

Guarulhos-sp 2014

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem. (Reservar o conteúdo obtido para finalizar o primeiro relatório que será solicitado na Etapa 2).

Tipos de engrenagens utilizadas:

- Engrenagens cilíndricas de dentes retos

Engrenagem cilíndrica de dentes retos é muito utilizada na transmissão entre eixos paralelos. O dimensionamento, fabricação, montagem e manutenção desse engrenamento é mais simples do que as engrenagens helicoidais

- Engrenagens helicoidais

Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem. Quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato se inicia em uma extremidade do dente e gradualmente aumenta à medida que as engrenagens giram, até que os dois dentes estejam totalmente acoplados. Este engate gradual faz as engrenagens helicoidais operarem muito mais suave e silenciosamente que as engrenagens de dentes retos. Por isso, as engrenagens helicoidais são usadas na maioria das transmissões de carros.

- Engrenagens cônicas

É empregada em árvores que se acoplam cujo o ângulo de intersecção é geralmente 90°.Sua aplicação é em baixas velocidades para muda a rotação e a direção da força.

- Parafuso - coroa-sem-fim

O parafuso de rosca sem fim, ou parafuso sem fim é um tipo de engrenagem da mecânica clássica onde o movimento circular gerado pelo parafuso, movimenta uma coroa ou um pinhão teoricamente sem fim, pois ao contrário de mover a contra parte, ela gira, mantendo movimento circular. A terminologia também é erroneamente utilizada para definir qualquer sistema que utilize essa técnica.

Como parte de um sistema de engrenagens, essa técnica pode reduzir rotações, permitindo maior torque.

Passo 2 (Equipe)

Buscar informações sobre as relações existentes das engrenagens, tais como, frequência, período ou frequência angular.

A frequência indica o número de vezes que o fenômeno se repete na unidade de tempo. Então medidas usuais de frequência podem ser: voltas por segundo, rotações por minuto (rpm), etc. No Sistema Internacional, a unidade é chamada de Hertz (Hz). Por exemplo, um motor elétrico que gira a 3.000 rpm teria a seguinte frequência, f = 3000 rotações / 60 segundos = 50 Hz Período é tempo gasto para se efetuar uma volta, e pode ser calculado da seguinte maneira, Período = Tempo gasto / Numero de Voltas Logo, a relação entre frequência e período é: F = 1 / P

Passo 3 (Equipe)

Listar duas marcas diferentes de carro que possam mostrar o dimensionamento e as freqüências de cada sistema transmissivo.

Como podemos observar as fontes de abastecimento de água na residência, não são utilizadas fontes para consumo, como a água da chuva por exemplo Para que a energia gerada pelos motores automotivos seja enviada às rodas se faz necessário o uso de um sistema mecânico complexo chamado de sistema transmissivo, e esse pode ser de modelos, um manual que faz necessário o uso de um componente desse sistema chamado de embreagem(Fiat Uno 1.0 Mille), já o outro chamado de sistema automático ou hidráulico que faz uso do conversor de torque (Ford Fusion Sel 2.5 16V 173cv Aut.)

Passo 4 (Equipe)

Esquematizar o sequenciamento do sistema transmissivo automotivo, desde o motor, até a chegada da transmissão aos pneus, através de um fluxograma ou ilustrações.

O motor gera a força necessária para movimentar a si ao conjunto de transmissão e o veículo. A força do motor primeiramente é transmitida ao volante do motor. O volante do motor possui uma massa pesada para promover a cinética entre o intervalo de tempo das explosões do cilindro. Em uma das faces está a pista de transmissão de força que vai fazer contato com a embreagem e daí por diante continuar transmitindo a força do motor até as rodas.

1 - Disco de embreagem, peça de fricção e transferência de força na transmissão

A embreagem contém seu principal componente, chamado disco de embreagem. O disco de embreagem é pressionado pela força do platô que o empurra contra o volante, dessa forma, todo o movimento do volante passa para o disco de embreagem.

2 - Eixo Primário de engrenagem, fixas no eixo

3 - Eixo secundário engrenagens livres

O eixo primário da caixa de câmbio está ligado ao disco de embreagem.

No eixo primário estão às engrenagens motoras e, geralmente, correm livres encima deste eixo, isso ocorre quando marcha em ponto morto. Através do mecanismo de alavanca e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente começando pela primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primário.

4 - Conjunto, trambulador, varões e garfos de engate de marcha

Travada, a engrenagem transmite toda força e velocidade à engrenagem do eixo secundário, das engrenagens movidas. O eixo secundário passa a rotação e força pelo diferencial que distribui aos semi-eixos e por fim as rodas do veículo.

5 - Engrenagem travada no eixo secundário

6 - mecanismo composto de tambor, luva, cone macho e fêmea, anel sincronizador e engrenagem

A cada marcha selecionada pelo motorista, ocorre o processo de liberação da força do motor para caixa, por que o motorista pisa na embreagem, podendo assim, travar outras marchas de saída no eixo primário que irá se relacionar com as engrenagens movidas do eixo secundário gerando mais velocidade ao veículo.

7 – Diferencial que recebe a força exercida engatada, distribuindo para as rodas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com