TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engrenagens Atps

Artigo: Engrenagens Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Passo 1

Engrenagens são elementos dotados de dentadura externa ou interna, cuja finalidade é transmitir movimento sem deslizamento e potência, multiplicando os esforços com a finalidade de gerar trabalho.

Temos vários tipos de engrenagens mas estes a seguir são os principais, estes são:

• Engrenagem Cilíndrica de dente reto;

Normalmente é usada para transmissão rotacional de engrenagens que requer mudança de sentido, uma vez que se encaixam facilmente e são as mais baratas encontradas no mercado. Produz muito ruído o que faz com seja mais usada em transmissões de baixa rotação.

• Engrenagens Cilíndrica de dentes elicoidais;

Seus dentes são dispostos de maneira transversal e em maneira de hélice, usada com a mesma função da anterior, por fazer menos ruído que a de dente reto utiliza-se para transmissão de altas rotações.

• Engrenagens cônicas de dente reto;

Utilizadas para transmissão entre eixos perpendiculares ( 90º), também por conta de seu ruído elevado são as de dente reto são, geralmente, para baixas rotações.

• Engrenagens cônicas de dentes elicoidais;

Utilizadas para transmissão entre eixos perpendiculares ( 90º), ao contrario da de dentes retos produz menos ruídos sendo assim utilizada pra maiores rotações.

• Parafuso sem-fim;

O parafuso de rosca sem fim, ou parafuso sem fim é um tipo de engrenagem da mecânica clássica onde o movimento circular gerado pelo parafuso, movimenta uma coroa ou um pinhão teoricamente sem fim, pois ao contrário de mover a contra parte, ela gira, mantendo movimento circular. A terminologia também é erroneamente utilizada para definir qualquer sistema que utilize essa técnica.

Como parte de um sistema de engrenagens, essa técnica pode reduzir rotações, permitindo maior torque.

• Cremalheira;

Transforma movimento rotacional em um movimento retilíneo, de translação. O movimento contrário também pode acontecer. Muito usado para esteiras. Seus dentes também podem ser retos ou helicoidais, depende da necessidade.

Passo 2

Tratando-se de engrenagens definimos, que realiza mivimentos circulares, definimos Período (T) como sendo o menor intervalo de tempo para o movimento repetir-se com as mesmas características. Para o movimento circular uniforme, período é o tempo gasto para que o móvel efetue uma volta completa na circunferência e definimos a frequência (f) como sendo o número de vezes que um fenômeno periódico se repete na unidade de tempo. Para o movimento circular uniforme, ela corresponde ao número de voltas que o móvel realiza por unidade de tempo. Partindo das definições de período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com