TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Sobre A Cegueira - Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Ensaio Sobre A Cegueira - Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

O cartaz produzido a partir da releitura do material gráfico do filme “Ensaio Sobre a Cegueira” retrata a silhueta de um boneco, aparentemente cego, desenhado sem a cabeça e somente com o óculos (caracterizando a cegueira), tal interpretação visa transmitir a ideia da falta de uso do lado racional do ser humano, e da cegueira causada pelas barreiras sociais.

O cachorro na peça, é um símbolo da sociedade no qual o indivíduo se insere, que o guia para adequar-se ao modo de vida daquele meio.

Os dizeres do cartaz, “Você realmente enxerga o que acontece ao seu redor?” em analogia com um exame de vista, leva á interpretação de que devemos reavaliar estes conceitos, e passar a observar com mais razão tudo que acontece em nossa volta.

O óculos, que se apresenta demasiado grande em relação ao corpo, faz analogia ao fato dessas pessoas se esconderem atrás de algo, para que não sofram os reflexos que a sociedade implica em relação ao seus problemas. As críticas, os preconceitos, as renegações, a pena, dentre outros. Ações como essas fazem com que se tornem reclusos. E que procurem algo ou alguém para se esconderem.

As escritas embaralhadas no topo, são uma metáfora a confusão que se torna a vida da pessoa a partir do momento em que descobre que é cega. Retrata o transtorno e instabilidade, mesmo que momentânea, ao descobrir que seu mundo será outro, completamente diferente de tudo que era antes. Os problemas que a pessoa passar a ter que encarar. Ter que depender de alguem pra ajudar. O caos que poderá se tornar a vida dela até que se acostume ou, ao menos aceite, o fato. Representa também, as pessoas oportunistas, que tentam tirar vantagem diante dos problemas das outras em qualquer situação. O individualismo. Querer algo em troca de um favor. Como mostra no filme, o homem que rouba o cego, os que queriam sexo em troca de comida no “alojamento”.

No geral, o cartaz passa uma mensagem bem conturbada do que pode ser uma mudança como essa na vida do ser humano. Mas que, acima de tudo, é sempre importante ter alguém do lado para apoiar.

Nunca devemos desistir ou perder as esperanças. Por mais que o mundo se volte contra nós, por mais que a vida nos encha de problemas, é sempre importante continuar em frente e ser forte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com