TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre O Filme Ensaio Sobre A Cegueira

Monografias: Resumo Sobre O Filme Ensaio Sobre A Cegueira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Ensaio Sobre a Cegueira, baseado em uma obra literária com o mesmo nome, de José Saramago, relata uma epidemia conhecida como “Cegueira Branca”, onde todas as pessoas da cidade, menos a esposa de um oftalmologista, perdem a visão e enxergam tudo branco.

Logo no inicio do filme, o primeiro homem perde a visão enquanto dirige, e uma pessoa aparece para ajuda-lo. Aparentemente uma boa pessoa, mas assim que tem a oportunidade, rouba o carro do cego, mostrando como o ser humano pode ser maldoso.

O primeiro cego vai ao oftalmologista, que não detecta nada de anormal em sua visão, e o manda para casa. Então, no dia seguinte, o doutor acorda cego, e o ladrão também. E muitas outras pessoas também. Então o governo declara emergência e coloca todos os cegos em quarentena, num antigo manicômio.

No manicômio, as pessoas vivem em estado lamentável. Falta comida, não têm assistência do mundo “externo” e acabam tendo que recorrer aos seus instintos mais primitivos para sobreviver. Muitos morrem de fome ou são assassinados pelos guardas ainda não infectados. Trocam seus pertences por comida e, quando não há mais pertences, trocam suas mulheres como forma de pagamento com os moradores da ala 3, pessoas totalmente sem escrúpulos e oportunistas.

Porém, de outro ponto de vista, o filme também retrata a solidariedade de uma pessoa, a esposa do doutor, que sendo a única com a visão não afetada, se entrega com todas as suas forças para ajudar quem está necessitando. Ela dá esperança a quem perdeu, dá comida a quem tem fome, e até amor a quem a traiu.

Por fim, eles se veem libertados do abrigo e saem à rua, sem rumo, mortos de fome. Um pequeno grupo de pessoas que se tornaram verdadeiros amigos continua a jornada rumo ao nada. Encontram um abrigo e comida. Resolvem se hospedar na casa do doutor e, quando todos já estavam “bem”, eis que o primeiro infectado volta a enxergar, dando esperança à todos de que o pesadelo acabaria.

Ficha Técnica:

Diretor - FERNANDO MEIRELLES

Roteirista - DON MCKELLAR

Baseado na obra de - JOSÉ SARAMAGO

Produtores - NIV FICHMAN, ANDREA BARATA RIBEIRO, SONOKO SAKAI

Produtores Executivos - GAIL EGAN, SIMON CHANNING WILLIAMS, TOM YODA, AKIRA ISHII, VICTOR LOEWY

Co-produtores - BEL BERLINCK & SARI FRIEDLAND

Cinematografia - CÉSAR CHARLONE ABC

Production Designer-TULÉ PEAKE

Montagem - DANIEL REZENDE

Figurino - RENÉE APRIL

Música de - MARCO ANTONIO GUIMARÃES/UAKTI

Elenco - SUSIE FIGGIS & DEIRDRE BOWEN

Produção- O2 FILMES / RHOMBUS MEDIA / BEE VINE PICTURES

Distribuição - FOX

Elenco

Mulher do Médico - JULIANNE MOORE

Médico -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com