TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Sobre A Cegueira E Percepção

Casos: Ensaio Sobre A Cegueira E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  1.329 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1

Resumo do Filme ‘’ Ensaio sobre a Cegueira’’

O filme ‘’Ensaio Sobre a Cegueira’’ conta a história de uma inédita e curiosa epidemia de cegueira, inexplicável, que se manifesta sobre uma cidade, a "cegueira branca" – foi assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície branca – podemos observar que se manifesta primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos e passam a usar os seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em locais separados dos demais e os serviços do Estado começam a falhar, o filme segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. A finalidade do filme não é tentar desvendar a causa da doença ou sua cura, mas demonstrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado, fazendo com que os afetados pela epidemia mostrem aquilo que todos os seres humanos são verdadeiramente. Ao mesmo tempo em que vemos o caos da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade que fora perdida. O brilho branco da cegueira faz com oque se ilumina as percepções das personagens, e a história vira não só uma amostra da sobrevivência física dos cegos, mas, também, do seu lado emocional. Mais do que olhar, se importam em reparar no outro. Dessa maneira o homem se humaniza novamente, voltando a perceber como é doce a vida, o quanto é valioso um abraço, o sentido verdadeiro de se viver em grupo, um mundo cego onde chorar não é vergonha, ter medo é uma qualidade, e viver é mais humano.

Resumo do Capítulo ‘’Sensação e Percepção’’ PLT.

Sensação resulta do primeiro contato com a realidade. Captação pura e simples de um objeto sensorial. É um estado bruto e imediato, cujo papel principal é proporcionar à percepção os dados de que necessita. Realiza-se através dos sentidos. Percepção é um processo psicofisiológico através do qual o sujeito organiza e interpreta os estímulos do meio em que foram captados através dos órgãos de sentidos, permitindo-nos identificar os objetos e acontecimentos significativos. Os nossos estímulos detectam estímulos transformando-os em impulsos eletroquímicos e transmitem informações sensoriais no nosso sistema nervoso central. Há vários tipos de percepção: Percepção visual, auditiva, olfativa, gustativa (paladar), táctil (tato) entre outras.

Correlação entre o filme ‘’Ensaio sobre a Cegueira’’ e os capítulos ‘’Sensação e Percepção’’

O ‘’Ensaio sobre a Cegueira’’ em um primeiro momento, faz uma analogia de um mundo com fortes necessidades, principalmente visuais, uma vez que só se é possível viver com esse gradiente sensorial (visão), já que o espaço descrito no filme se trata de um grande centro urbano, com diversas ruas e prédios, além do trânsito, tanto de pessoas circulando pelos espaços públicos quanto pelos veículos, formando uma crise urbana dentro da qual, sem a visão, não seria possível sobreviver. Baseado nisso, a misteriosa cegueira surge como uma ‘’quebra’’ desse mundo percebido somente pela visão. A partir daí, as personagens necessitam sobreviver apenas com a audição, o olfato, o tato e o paladar. E sendo aquele mundo estabelecido para se viver principalmente pela percepção visual, naturalmente, ele teria de ser transformado, a fim de que as personagens possam se adaptar à nova situação. E a ‘’troca’’ da visão para os demais sentidos, fez com que esses indivíduos aproximassem suas relações, sobretudo com seus semelhantes. Com a cegueira, além da audição e do olfato, as personagens passam a utilizar o tato para a sua localização e para o reconhecimento das pessoas que ali estão convivendo. Todavia, o paladar não é foi tão explorado pelas personagens, isso ocorre porque nem sempre pessoas e lugares são percebidos por esse sentido. Concluindo, cada gradiente sensorial proporcionou um significado importante para a construção da trama.

Referência Bibliográfica

http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1007&Itemid=424&limit=1&limitstart=1 (ficha técnica)

Etapa 2

Resumo do filme ‘’ O som do coração’’

O personagem principal, Evan Tayllor, ouve música por todo o lado. Ele está a ser levado de um orfanato, sem contato com os seus pais, embora ele insista que pode "ouvir". Evan acredita que a música que ele pode ouvir em tudo, desde o vento nos campos de trigo ao fervilhante das linhas elétricas, é uma espécie de mensagem dos seus pais, a quem ele quer desesperadamente encontrar. Durante a sua estada no orfanato, Evan se reúne com um Assistente Social, que lhe entrega seu cartão com o número dele, para que ele possa lhe ligar sempre que precisar.

Através de uma série de flashbacks, nós aprendemos que os seus pais eram uma famosa violoncelista chamada Lyla Novacek, e Louis Connelly, um espanhol guitarrista e cantor de uma banda rock. Eles conheceram-se e apaixonaram-se numa noite, mas através de uma série de eventos foram separados. Perto do fim da sua gravidez, Lyla foi atropelada por um carro e foi informada pelo seu pai que o seu filho não sobreviveu. Lyla e Louis ambos tinham dificuldades para concentrar-se na reprodução de música e sentiam a falta um do outro.

Evan então resolve seguir o som do coração e tem consigo o cartão do assistente social, mas acabou por adormecer. Evan é pego por um motorista de caminhão e é levado para Nova Iorque. O motorista lhe diz para ficar em um determinado local, Maravilhado com o som da cidade ele se distrai e acaba perdendo o cartão do assistente social quando o vento sopra o cartão para um orifício. Evan vagueia pela cidade e encontra um menino chamado Arthur tocando guitarra. Atraído pela música, ele segue Arthur e cai na rua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com