TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo o significado da palavra ÉTICA

Tese: Entendendo o significado da palavra ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Após a leitura do Texto Ser ou estar professor a construção da ética no contexto escolar, responda:

1) Defina segundo o seu entendimento o significado da palavra ETICA.

Ética é construir o bem comum. A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano.

2) Qual a importância do professor apresentar uma conduta ética no exercício de sua profissão?

A profissão de educar também exige posturas éticas bem definidas, pois os professores representam um “modelo” para seus educandos e para a sociedade em geral. O professor, como norteador do processo de ensino aprendizagem, serve de “modelo” e inspiração de procedimentos sóciomorais positivos. Sugere também que deve inspirar confiança, tanto para os alunos e para suas famílias como para a sociedade em geral.

O comportamento social do professor exige uma característica de sobriedade, moderação e equilíbrio em todos os setores da vida, mantendo-se longe de vícios, tão divulgados em nossos dias, como o jogo, a bebida, as drogas e outras vicissitudes, pois seus passos, seus atos e ações, publicas e particulares têm repercussão social, que se refletem na confiança que a sociedade lhe deposita.

O professor é um representante da família e da sociedade na educação das gerações ainda em formação. É o representante da família por que os pais nem sequer possuem condições sócio- econômico culturais para oferecer esta educação em casa, outorgando assim poderes para que os professores continuem e ampliem a educação dada no lar. O professor não pode deste modo, desconhecer a família do aluno nos seus aspectos afetivo, social e cultural. Cabe ao professor cuidar de sua apresentação pessoal, não necessariamente chegando ao requinte da última moda, mas também, não podendo e não devendo apresentar-se como um maltrapilho.

3) Segundo o texto como o professor deve agir eticamente em relação as seguintes relações:

a) A Direção da escola: As determinações combinadas em reuniões, as conversas sigilosas e as trocas de informações que obtiverem com a direção dizem respeito somente aos docentes. A ética não permite comentários desnecessários com o corpo discente. Assuntos pendentes resolvem-se diretamente com a direção de modo franco sem a intromissão de educandos. É recomendado não comentar fora da escola os problemas relacionados com a direção ou com o estabelecimento de forma depreciativa. A colaboração entre a direção e seu quadro de professores é fundamental para o sucesso da instituição escolar. Os esforços de ambos devem convergir para o mesmo objetivo, que é a educação e o crescimento do aluno.

b) Os alunos:

• Cultivar atitude de justiça e trato igualitário para com seus alunos.

• Abster-se de assumir atitudes racistas, quer em relação á cor, ou nacionalidade.

• Ao chamar a atenção do aluno, fazê-lo franca e lealmente, não invocando nunca razões de defeitos físicos, deficiências de inteligência, raça ou nacionalidade. A admoestação deve dizer respeito ao que dependa da própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com