TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entes Federados

Artigo: Entes Federados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITOCONSTITUCIONAL II

A autonomia dos entes federados

Os entes federados são considerados pessoas jurídicas de direito público interno com personalidade jurídica autônoma. A soberania, diz respeito ao caráter supremo de um poder, que não admite qualquer outro acima ou em concorrência com ele.

O art. 1°, inciso I, da Constituição de 1988 traz a soberania como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

Nesse sentido são as palavras de Bastos (2002, p. 473-474):

Soberania é o atributo que se confere ao poder do Estado em virtude de ser ele juridicamente ilimitado. Um Estado não deve obediência jurídica a nenhum outro Estado. Isso o coloca, pois, numa posição de coordenação com os demais integrantes da cena internacional e de superioridade dentro do seu próprio território, daí ser possível dizer da soberania que é um poder que não encontra nenhum outro acima dela na arena internacional e nenhum outro que lhe seja nem mesmo em igual nível na ordem interna.

A autonomia, por outro lado, é à margem de discrição de que uma pessoa goza para decidir sobre os seus negócios, mas sempre delimitada essa margem pelo próprio direito. Daí porque se falar que os Estados-Membros são autônomos, ou que os municípios são autônomos: ambos atuam dentro de um quadro ou de uma moldura jurídica definida pela Constituição Federal. Autonomia, pois, não é uma amplitude incondicionada ou ilimitada de atuação na ordem jurídica, mas, tão-somente, a disponibilidade sobre certas matérias, respeitados, sempre, princípios fixados na Constituição.

Segundo Maia (2007, p. 71), “Todos os entes federativos são autônomos, autonomia esta assentada na capacidade de auto-organização, de autogoverno e de auto-administração”.

Os Estados-membros não possuem soberania, mas sim autonomia, pautada na capacidade organizacional, governamental e administrativa.

Nos arts. 21, 22, 23 e 24, (legislativo, executivo e judiciário), cada ente possui suas competências, não podendo um invadir a alçada do outro, para que não aja assim a inconstitucionalidade dos atos de cada um destes entes. Todos devem se submeter ao que reza a constituição, que resguarda a separação de competências não só no que diz.

Respeito as suas funções, mas também as funções e competências dos entes federados.

Não podemos esquecer que os entes federados também possuem autonomias financeiras, podendo estes arrecadar impostos, contribuições, taxas etc. e aplicá-los de acordo com o que já esta pré-estabelecido pela constituição.

Nos art. 34 e 35, à possibilidade de intervenção de uma entidade em outra. A União poderá intervir nos Estados e no DF, assim como os Estados poderão intervir nos municípios que estiverem dentro de seus territórios, estas intervenções só podem ser feitas em caso previstos na constituição, são taxativas, conforme o que esta descrita, nos incisos desses artigos.

As Constituições são textos passíveis de alteração para que se moldem às exigências sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com