TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entomologia Forense

Ensaios: Entomologia Forense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Entomologia Forense é a ciência aplicada ao estudo da biologia dos insetos e outros artrópodes (aranhas, ácaros, lacraias, escorpiões) que, em associação com procedimentos criminais, visa a esclarecer e obter informações úteis para uma investigação.

O estudo da Entomologia Forense, apesar de ser uma ciência relativamente nova, vem sendo utilizado como ferramenta auxiliar na resolução e interpretação de casos no âmbito jurídico ou legal, na investigação pericial, através de técnicas especializadas, fornecendo dados e indícios de um crime, principalmente nos casos que envolvam mortes suspeitas.

Os insetos pertencem ao grupo de animais mais diversificado existente na Terra e são encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, interagindo nas várias atividades humanas, estando envolvidos em questões urbanas, ataques a alimentos e produtos armazenados e no processo de decomposição cadavérica. Desta forma, eles estão presentes na elucidação de certos crimes envolvendo mortes violentas, na estimativa do tempo de morte (intervalo post mortem – IPM), local, modo ou causa da morte, o movimento do cadáver, a associação dos suspeitos com a cena do crime, a investigação de substâncias tóxicas, casos envolvendo morte súbita e acidentes de trânsito com causa desconhecida.

O primeiro caso documentado de entomologia forense foi reportado na China pelo advogado e investigador Sung Tzu no século XIII, no livro chamado “The washing away of wrongs”. Ele descreve o caso de um homicídio cometido com um instrumento corto-contundente, por golpes de foice perto de um campo de arroz. No dia seguinte ao assassinato, o investigador pediu que todos os trabalhadores colocassem suas foices no chão. As moscas foram atraídas por uma foice em comum, que exalava odores de substâncias orgânicas aderidas à lâmina, imperceptíveis a olho nu, ou seja, possuía traços de sangue. Interrogado, o proprietário confessou o crime.

A Entomologia Forense pode ser dividida em três áreas: Entomologia Urbana, Entomologia de Produtos Armazenados e Alimentos e Entomologia Médico-Forense, todas focadas em temas que são objetos de litígios.

ENTOMOLOGIA URBANA

Esta área da entomologia estuda a presença de insetos em bens imóveis, culturais ou estruturas em ambientes criados pelo ser humano.

Os insetos podem infestar ou trazer danos aos imóveis e outras estruturas feitas pelo homem. Os cupins, além das baratas, abelhas e vespas, são os principais inimigos. Um típico exemplo seria a descoberta de uma colônia de cupins num imóvel recém adquirido. A entomologia forense analisaria o tempo de infestação e se sua ocorrência se deu antes ou depois da compra.

A ciência da entomologia também pode ser aplicada nos casos de prejuízos e incômodos pela infestação de moscas oriundas de currais e locais de criação de animais domésticos, determinando o tratamento pesticida apropriado.

Casos de negligência por falta de cuidados e higiene em necrotérios e até mesmo dentro de casa, com pacientes que estão sendo tratados, podem resultar numa infestação de larvas de moscas.

ENTOMOLOGIA DE PRODUTOS ARMAZENADOS E ALIMENTOS

Os insetos carregam em suas patas e nos seus excrementos agentes patogênicos como bactérias, fungos e vírus e dependendo da extensão da contaminação poderá causar riscos à saúde humana ou animal. Esta contaminação pode estar presente em alimentos e produtos armazenados.

A presença de insetos em produtos industrializados pode indicar falha no processo de fabricação ou no armazenamento.

Os alimentos são alvos fáceis de serem contaminados através dos insetos e sua contaminação normalmente é ocasionada pelo mau acondicionamento e higiene inadequada na manipulação, acarretando em intoxicações alimentares, podendo levar ao óbito.

Ao entomologista forense caberá determinar o momento da infestação ou da contaminação.

ENTOMOLOGIA MÉDICO-FORENSE

É considerado o principal campo criminal da entomologia forense, devido ao seu foco em elucidar crimes violentos e os insetos são, na maioria das vezes, as primeiras testemunhas a chegarem ao local do crime e pousarem no corpo.

Esta área da entomologia aborda elementos de crimes de morte e seu processo de decomposição dos cadáveres, visando através do auxílio dos insetos, a solução destes crimes.

Nos casos de morte suspeita envolvendo violência, os conhecimentos entomológicos podem prestar esclarecimentos quanto à identidade do morto, a causa da morte e principalmente, a cronotanatognose, que é o intervalo de tempo da morte e a data em que o corpo foi encontrado. Para se ter uma estimativa do intervalo pós-morte (IPM), é estudada a biologia das espécies de insetos encontrados no cadáver e o método entomológico é mais eficaz em um tempo de morte superior a três dias.

O momento da morte é a primeira questão a ser suscitada na ocorrência de um assassinato, suicídio. E é nesta hora que os insetos entram em ação.

A maioria dos insetos pode localizar o cheiro de carne morta em questão de horas. As moscas são as primeiras a encontrarem o corpo sem vida. Por isso, junto com os besouros são as principais testemunhas e peças chaves para investigação nos casos de morte suspeita.

As moscas, especialmente, as varejeiras (família Calliphoridae) são as mais valiosas, pois são as primeiras a colonizar um corpo após a morte. São os chamados “insetos de carniça”, necrófagos, pois passam a vida se alimentando de carne morta e desenvolvendo mais gerações de insetos. Estas moscas são as decompositoras primárias e são componentes vitais da reciclagem natural de matéria orgânica que, quando encontradas em corpos humanos podem fornecer pistas para a hora e a causa da morte.

Tais moscas localizam os odores da putrefação rapidamente e são encontradas principalmente nos orifícios naturais do corpo humano (boca, nariz, olhos, ouvidos), onde depositam seus ovos que se transformam em larvas para finalmente virarem novos insetos.

Os besouros são encontrados nos cadáveres quando estes se encontram mais decompostos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com