TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilibrio

Resenha: Equilibrio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  293 Visualizações

Habilidade de um indivíduo manter a postura de seu corpo inalterada, quando este é colocado em várias posições. O equilíbrio é básico para todo movimento e é influenciado por estímulos visuais, táteis, cinestésicos e vestibulares. A visão desempenha palel importante no equilíbrio. A visão propicia a focalização de um ponto de referência, a fim de manter o equilibrio.

Os olhos também fazem com que a criança monitore o corpo visualmente durante a tarefa de equilíbrio estático ou dinâmico. O aparato vestibular também influencia o equilíbrio. O movimento do corpo e a gravidade são sentidos por receptores vestibulares a fim de manter o indivíduo consciente tanto das alterações posturais dinâmicas como das estáticas e das alterações na aceleração.

Ele coordena-se com os sistemas visual, tátil e cinestésico, comandando o equilíbrio. Ele está estruturalmente completo no nascimento, porém a musculatura e outras modalidades sensoriais envolvidas na manutenção do equilíbrio devem amadurecer e ser integradas aos comandos vestibulares para que tenham utilidadde para a criança na manutenção do equilíbrio.

Equilíbrio estático: habilidade do corpo em manter-se em certa posição estacionária Tendência linear de desempenho entre 2 e 12 anos. Meninas tendem a ser mais proficientes até aproximadamente 7 e 8 anos quando então os meninos igualam-se a elas. Os dois gêneros estabilizam-se por volta dos 8 anos a espera de um novo impulso na capacidade entre 9/12 anos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com