TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem da flutuação/equilíbrio

Artigo: Aprendizagem da flutuação/equilíbrio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Artigo  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO: Compreender e vivenciar a flutuação e seus princípios físicos por meio de exercícios, jogos e brincadeiras que desenvolvam a autonomia e criatividade dos alunos e estimulem a sociabilização e cooperação entre os mesmos.

CONTEÚDO: Aprendizagem da flutuação/equilíbrio.

PROCEDIMENTOS:

Parte I - Procedimentos Preparatórios – 15 minutos

- Introduzir o conceito de flutuação.

- Discussão sobre os princípios físicos da flutuação: O empuxo de Arquimedes.

- Vídeo: desenho animado que mostra como Arquimedes descobriu os princípios físicos da flutuação.

- Discussão sobre o vídeo e sobre os principais fatores que influenciam a capacidade de flutuar.

- Caminhar pela piscina normalmente.

- Buscar os materiais que estão na outra borda da piscina. Ir pulando com os dois pés e voltar pulando com um pé só.

- Buscar os materiais que estão na outra borda da piscina. Ir e voltar de maneiras diferentes criadas pelos alunos.

- Usar o aquatubo como um “cavalinho”. Ir até a outra borda da piscina e voltar sem encostar os pés no fundo da piscina.

Parte II – Experiência e aprendizagem em função do objetivo – 30 minutos

- Caça ao tesouro: Encher garrafas d’agua. Pedir aos alunos que fechem os olhos. Jogar as garrafas na piscina, pedir que os alunos abram os olhos e busquem essas garrafas mergulhando. Aumentar a distância de jogar as garrafas gradativamente.

- Morto ou vivo: Ao comando do professor, os alunos devem ficar em pé quando o mesmo disser “vivo” e abaixarem a cabeça dentro da água ou mergulharem quando disser “morto”.

- Guilhotina: Pedir aos alunos que formem trios. Dois alunos devem segurar o aquatubo sobre a água enquanto o outro integrante do trio deve passar por debaixo dele sem encostar. Fazer três vezes, sendo que em cada vez o aluno deve passar de uma forma diferente da outra. Depois colocar dois aquatubos dificultando um pouco. Revezar quem passa e quem segura o material.

- Brincadeira dos números: Propor aos alunos que os mesmos se posicionem em círculo. Escolher um aluno para mostrar um número com as mãos por debaixo da água. Ao sinal do professor os alunos devem mergulhar com os olhos abertos, olhar qual o número que o colega acenou subir a superfície e dizer qual foi o número. Revezar quem mostra o número aos outros colegas.

- Pedir aos alunos que em decúbito ventral, abracem as pernas e flutuem, semelhante á uma “tartaruga”.

- Pedir aos alunos que os mesmos formem trios. Um integrante do trio, em decúbito dorsal, com o auxílio dos outros dois colegas, que irão segurá-lo um em cada ombro, deve chegar à outra borda da piscina flutuando, sendo “arrastado” pelos colegas. Voltar da mesma forma, flutuando em decúbito ventral. Revezar as posições (quem flutua e quem segura).

- Pedir aos alunos que em decúbito dorsal, coloquem o aquatubo debaixo da nuca, como um “travesseiro”. Flutuar dessa forma, com as pernas levemente abertas. Se possível ir largando o aquatubo lentamente.

- Pedir aos alunos que em decúbito ventral, coloquem o aquatubo debaixo da barriga. Flutuar dessa forma, com a cabeça dentro da água.

- Em decúbito dorsal, com o auxílio do flutuador de pernas e duas pranchas, cada uma sendo segurada por uma mão, com os braços abertos, formando um ângulo de 90° com o corpo, flutuar/equilibrar na água.

- Idem ao exercício anterior, agora apenas com as pranchas. Flutuar em decúbito ventral e dorsal.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com