TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eras Terrestres

Monografias: Eras Terrestres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  4.263 Palavras (18 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

GEOLOGIA GERAL

PROF. MURILO G. TORRES

AS PRIMEIRAS ERAS DA TERRA

Introdução

Idade da Terra: 4.6Ga, idade determinada por radioisótopos.

A primeira parte da história da terra foi denominada de Pré-Cambriano ou Criptozóica.

O Pré Cambriano corresponde ao período de 4.0 Ga, correspondendo s 87% da idade da terra.

A dificuldade de se estudar o Pré Cambriano se deve aos seguintes fatores:

• Intenso metamorfismo e deformação de suas rochas.

• Reciclagem da maior parte da crosta Pré cambriana, com ocorrência de pelo menos quatro ciclos de Wilson completos.

• Dificuldade de se aplicar o princípio do atualismo, ou seja, tectônica de placas.

EON PRÉ-CAMBRIANO OU CRIPTOZÓICO

Divisão do Pré Cambriano:

• Arqueano duração de 2.5Ga.

• Proterozóico duração de 1.5Ga.

A crosta continental Arqueana, corresponde de a 5 a 10% da crosta continental atual.

Datações isotópicas realizadas na crosta continental mostram cinco grupos distintos de idades. Cada grupo de idade corresponde a um ciclo de crescimento dos continentes, com episódios de violenta ação tectônica seguidos de períodos calmos.

Rochas Idades x 109 anos EON Observações

Grupo 1 3.6-3.8 Arqueano Rochas mais antigas. Início dos continentes

Grupo 2 2.6-2.9 Arqueano Final da Era.

Grupo 3 1.7-1.9 Proterozóico Final do Paleoproterozóico.

Grupo 4 0.9-1.1 Proterozóico Final do Neoproterozóico.

Grupo 5 0.6 Proterozóico Final da Era, início da formação do Pangea.

ARQUEANO (4.6 – 2.5 Ga)

O Arqueano inclui mais da metade da existência da Terra. Os sedimentos mais antigos datam de 3.5 Ga, encontrados nas porções centrais dos continentes atuais.

A existência de QUEROGÊNIO, matéria orgânica degradada, provavelmente originada pela decomposição dos primeiros microorganismos.

A ocorrência de querogênio, nas rochas sedimentares muito antigas, sugere que o início da vida se deu antes de 3.5Ga, quando os primeiros fósseis de bactérias são registrados.

No final do Arqueano surgem formações de calcários ou de sílica denominadas de estromatólitos, que são estruturas colunares organo-sedimentares originadas por organismos prócariontes semelhantes a cianobactérias. Ocorrem em regiões submersas dos mares, em plataformas continentais.

O estudo dos estromatólitos antigos mostrou que, além das cianobactérias daquela época, contém fósseis de vários tipos de bactérias daquela época, sendo datatos de 3.2-3.1Ga.

A presença de fósseis de bactérias anaeróbicas do início do Arqueano e o surgimento das cianobactérias posteriormente, serviram de base, junto com o estudo geoquímico das rochas arqueanas, para a reconstrução da atmosfera e do ambiente marinho durante esta Era.

A atmosfera deste tempo deveria ser muito pobre em oxigênio, e as águas só continham bactérias anaeróbicas. Entretanto, ao iniciar-se o desenvolvimento de organismos capazes de gerar oxigênio (algas cianofíceas) e após algas verdes (fotossintetizadoras), começou acumulação de oxigênio nas águas. Iniciando o processo de oxidaçãocomo Fe, Mn, iniciando a formação dos, hoje, grandes depósitos de minério de ferro.

PROTEROZÓICO (2.5 – 0.57Ga)

Durante Este EON houve grandes movimentos tectônicos e foram identificados dois grandes períodos glaciais, a primeira glaciação ocorreu há 2.0Ga e a 0.7Ga. esta última glaciação foi talvez a maior, e foi documentada em todos os continentes, exceto na Antartida. A(s) causa(s) destas glaciações não são conhecidas.

O Proterozóico é conhecido como a Idade do Ferro, pelos grandes depósitos comerciais que foram formados neste período. Estes são resultantes da oxidação do ferro pelo aumento do oxigênio no ambiente marinho, que se iniciou no Arqueano.

Acredita-se que somente depois que os elementos todos se oxidaram, é que foi possível a acumulação deste gás dissolvido na água. O oxigênio produzido pelas cianobactérias (algas azuis) aumentou progressivamente depois de 2Ga, e começou a escapar para atmosfera. Resultando em uma mudança lenta de uma atmosfera redutora (NH3, CH4), para uma oxidante.

No final do proterozóico surgem as primeiras clorofíceas (algas verdes), os primeiros organismos eucariontes, ou seja, que realizam fotossíntese, o que contribuiu para o aumento do oxigênio no ambiente.

Junto com o surgimento das algas verdes, surgiu a Fauna Ediacara, que são seres invertebrados sem concha ou exoesqueleto e de corpo mole, semelhantes aos modernos anelídeos e celenterados. Idade destes fósseis 590-533Ma.

Ainda se conhece pouco do ambiente durante o Proterozóico, havendo mais suposição do que fatos, por falta de dados completos. A pequena quantidade de fósseis aliada às modificações drásticas que sofreram as rochas deste tempo e a dificuldade de comparação de ambientes e organismos das Terra atual, faz com que a reconstrução do paleoambiente seja muito especulativa, e sujeita a modificações no futuro.

No início a quantidade de oxigênio era muito pouca, o que resultava na passagem de praticamente de toda a radiação ultra violetra das radiações solares pelas camadas atmosféricas. A radiação ultra violeta é letal para todas as formas de vida, atingindo em cheio a superfície dos continentes. Já na água, a vida pode se desenvolver sem nenhum problema, pois esta se desenvolvia como um filtro impedindo a passagem destes raios U.V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com