TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Era Vargas

Pesquisas Acadêmicas: Era Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2012  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 2

PASO 1

A Revolução Francesa nunca teve um objetivo definido e em vez de avançar numa, precipitou-se tumultuosamente em muitas direções. Revolução Francesa de, apesar de estarem separadas por um oceano, foram movimentos políticos muito próximos. Ambas, também ditas revoluções Atlânticas, foram Revoluções Liberais, quer dizer, foram antifeudais e pró a emancipação dos indivíduos. Lutaram contra uma sociedade monárquica e hierárquica baseada nos valores da nobreza, da hereditariedade e da organização corporativa, para instituírem no lugar dela um regime republicano de liberdades que privilegiasse a ascensão social e o talento de cada um, isto é a Meritocracia.

Através de sua história, a Revolução norte-americana avançou para um objetivo fixo e definido.

Os líderes da Revolução norte-americana sabiam exatamente até onde queriam ir e onde desejavam parar. Já estavam estabelecidas as constituições das diversas colônias e até a organização do governo federal, pelo menos em seus princípios. Sua finalidade não era criar a partir do nada, mas conservar o melhor do passado, não construir um novo edifício, mas livrar do antigo uma estrutura opressiva, construída por todos. Nunca lhes ocorreu reformar sequer o seu país, quanto mais o resto do mundo. Salvaram-lhe, portanto, do mais perigoso dos perigos, que em nosso tempo ameaça os criadores de qualquer revolução.

Nunca, em todo decorrer da Revolução Norte-americana, apelou-se para os direitos do homem, de maneira a colocar em perigo os direitos dos cidadãos

Responder às seguintes questões:

a. Por que o conflito entre o velho regime e as novas forças ascendentes era mais agudo na França do que nos outros países da Europa?

R: porque apesar do comércio externo ter crescido e o sistema colonial ser mais dinâmico que o britânico, a França não conseguia se tornar uma grande potência, devido ao velho regime.

A França queria mudanças radicais causando assim a ruptura com o velho regime e iniciando a independência não somente no seu país, mas sim mundialmente e também contra os privilégios do clero e da nobreza.

b. Qual foi a classe social que deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva?

R: 1830 determinam uma inovação ainda mais radical na política o aparecimento da classe operaria como uma força política autoconsciente e independente.

c. Em quais sentidos as reivindicações da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão são reivindicações dessa classe social?

R: Por traz dessa grande mudança políticas estavam grandes mudanças no desenvolvimento social.

Referencia bibliográfica:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/2008/05/22/000.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com