TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia E Seguranca Do Trabalho

Artigos Científicos: Ergonomia E Seguranca Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

1) No seu entendimento o que é um posto de trabalho?

R: Por Posto de Trabalho entendemos um local no qual um trabalhador desenvolve suas atividades. Para tanto, informações chegam ao posto, bem como partem dele. É do posto que parte a atuação do trabalhador, através dos elementos que constituem tal base, com o os comandos pelos quais se controla uma máquina, um veículo, uma aeronave, etc.

2) Qual seria o enfoque de posto de trabalho ideal? Por quê?

R: Não se limita ao tamanho do posto ( uma cabine, uma bancada, uma mesa, etc.). Tal ocorre em função da abrangência do posto, que pode se estender por diversas áreas de atuação. Pois se todos ajudarem e reconhecessem os erros , tudo melhoria em um local de trabalho.

3) Quais as condições de conforto é recomendado para ambientes com atividade que exijam atenção constante?

R: a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO; (117.023-6 / I2)

b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados); (117.024-4 / I2)

c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s; (117.025-2 / I2)

d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento. (117.026-0 / I2)

4) Quais as principais características devem ser consideradas no que diz respeito a iluminação?

R: Distribuição da intensidade luminosa: Devem-se seguir os padrões da NBR 5413. Devem ser evitadas no campo visual janelas claras, mesas com superfícies refletoras, máquinas e equipamentos com elementos brilhantes,

5) Em sua opinião quais os postos de trabalho tem necessidade de recomendações ergonômicas para prevenir dores ou lesões ósteo musculares. Pelo menos Três postos de trabalho.

R: A dor nas costas é uma das lesões relacionadas ao trabalho mais comuns e geralmente é causada por atividades normais de trabalho, como sentar em uma cadeira no escritório ou levantar peso. A aplicação dos princípios da ergonomia – o estudo do local de trabalho em relação ao trabalhador – pode ajudar a prevenir dores nas costas ou lesões relacionadas ao trabalho e ajudar a manter a saúde das costas. O objetivo de um programa de ergonomia na indústria é adaptar o local de trabalho a um trabalhador específico, conforme a descrição da função, as tarefas necessárias e a constituição física do funcionário que desempenha essas tarefas. Dois tipos de situações costumam fazer com que as pessoas passem a sentir dores nas costas ou desenvolver uma lesão nas costas no trabalho:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com