TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

АТРS ergonomia seguranca do trabaho

Ensaio: АТРS ergonomia seguranca do trabaho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Ensaio  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

atps ergonomia seguranca do trabaho

Marina, 22 anos, estagiária de administração; não tinha conhecimento sobre o assunto em discussão.

Jorge, 35 anos, eletricista; Ergonomia é um trabalho feito para melhor desempenho das atividades e proporcionar mais conforto e segurança ao trabalhador.

Fernando, 32 anos, metalúrgico; Ergonomia foi criada oferecer ao trabalhador e empregador segurança, quando se trata de saúde.

Israel, 40 anos, porteiro; não tinha conhecimento sobre o assunto em discussão.

Adalberto, 36 anos, repositor; Ergonomia é a adaptação de cada individuo a sua profissão.

Resposta da questão 4.

A Análise Macroergonômica do Trabalho (AMT), proposta por Guimarães (1999) é um método de ação ergonômica com abordagem participativa que, quando aplicada nas empresas, tem a orientação metodológica de uma pesquisa-ação, “… um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo” conforme proposto por Thiollent (1994).

1 Quais são os principais objetivos da ergonomia ?

Resposta: A Ergonomia e Definição,Derivada das palavras gregas ERGON (trabalho) e NOMOS (leis, regras, normas), ou seja normas para o trabalho. A ergonomia é definida de várias maneiras,A ergonomia estuda as relações do homem durante o trabalho com o seu ambiente natural”. Wojciech Jastrzebowski(criador do termo),A ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria e a sociedade no trabalho. O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente ás exigências do homem. A realização de tais objetivos, do nível industrial, propicia uma facilidade e um rendimento do esforço humano. Leplat, J,A ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objetivo é a organização dos sistemas homens-máquina (1972).Murrel, K.F,A ergonomia pode ser definida como o estudo cientifico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965). Self,“É o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho”. International Ergonomics Association (IEA),“É uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de melhorar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”. Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO),Esta última foi aprovada por unanimidade na Reunião do Conselho Científico da International Ergonomics Associationem San Diego, USA,Em resumo a ergonomia nada mais é do que o estudo da relação homem - trabalho, que visa aplicar as tecnologias necessárias para a boa execução do trabalho pelo homem, gerando ao homem certa medida de saúde, segurança e conforto ao exercer suas atividades.

Objetivo da Ergonomia

A ergonomia tem como objetivo geral: melhorar as condições específicas do trabalho humano, com a higiene e a segurança do trabalho. Os organizadores do trabalho também estudam o trabalho real para determinar procedimentos mais racionais e formas mais produtivas de efetuar a tarefa. Variam as ênfases, as estratégias, alguns métodos e técnicas. Imprescindível se faz enfatizar que a ergonomia orienta-se prioritariamente para a aplicação. O seu objetivo final, portanto é a adaptação do trabalho ao homem. Considerando, aqui, trabalho num sentido mais amplo, englobando toda e qualquer situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho.

Envolve, então, não apenas máquinas e equipamentos utilizados para transformar materiais, mas também o ambiente físico como um todo, bem como os aspectos organizacionais de como este trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados.

O atendimento aos requisitos ergonômicos possibilita maximizar o conforto, a satisfação eo bem-estar; garantir a segurança; minimizar constrangimentos, custos humanos e carga.

2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia ate II guerra mundial?

Iida (1992), com poucas palavras, define que ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho.

ao ser humano; e de acordo com a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), é o

Estudo das interações do homem com o trabalho, máquinas, equipamentos e meio ambiente,

Visando melhorar a segurança, conforto e eficiência das atividades humanas.

A Ergonomia teve seu desenvolvimento em meados da Segunda Guerra Mundial, tratando.

Basicamente de resolver problemas causados pela operação de equipamentos militares

Complexos. Graças a resultados satisfatórios, posteriormente, estes estudos foram

Aproveitados pela indústria e, hoje em dia com a globalização e várias mudanças tecnológicas, tem-se observado uma necessidade do uso da ergonomia em todos os postos de trabalho,

Enfatizando-a neste projeto, em escritórios/secretarias, devido ao uso cada vez mais constante.

de computadores.

A utilização de computadores faz com que o trabalhador fique mais concentrado, economize.

Tempo além de trazer benefícios econômicos para a empresa. No entanto, influencia as.

Pessoas a ter uma vida sedentária. Assim, a ergonomia interfere com a finalidade de

Minimizar ou até eliminar os efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com