TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia aplicada na logística

Artigo: Ergonomia aplicada na logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Artigo  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Ergonomia Aplicada na Logística

É o estudo dos movimentos humanos sob a ótica da mecânica. São técnicas aplicadas para avaliar a reação humana, referente às condições que o corpo humano está exposto, aos esforços repetitivos.

Visando condições melhores de trabalho com produtividade, e sua integridade, conforto no ambiente em que trabalha e mesmo no ambiente domestico com segurança, preservando sua saúde física e psicológica. Pois em atividade o trabalhador tem que ter atenção, análise, decisão e coordenação entre mãos e olhos.Assim, a ergonomia, reconhecida inicialmente na luta pela saúde do trabalhador contra os acidentes e pela melhoria das condições de trabalho, trouxe contribuições significativas para a adequação do sistema técnico, propiciando vantagens econômicas e financeiras quando da introdução das novas tecnologias (Wisner, 1996).

Na prática, em ergonomia, um conjunto de conhecimentos é estruturado para responder a diferentes demandas. A fim de desvendar as lógicas de funcionamento e suas conseqüências, tanto para a qualidade de vida no trabalho, quanto para o desempenho da produção.Emerge a necessidade de uma abordagem que evidencie os componentes que não são visíveis no trabalho e que determinam, muitas vezes, a articulação do sujeito com o contexto.

Esta articulação é de natureza subjetiva e todo processo de trabalho é por ela perpassado. Integrar esta dimensão facilitará a compreensão da complexidade do trabalho. Ao ignorá-la, corre-se o risco da sua repercussão na saúde e na produtividade.Para as situações de trabalho em sua totalidade e dimensões, a ergonomia utiliza uma metodologia própria de intervenção à análise ergonômica do trabalho que tem como fio condutor a atividade.

Aplicação da Ergonomia na Logística

Ergonomia Física:

Que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esquelético. (veja lesão por esforço repetitivo).

Ergonomias Cognitivas:

Também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenha de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.

Ergonomias Organizacionais:

Ou macro ergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética

A ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo a seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com