TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia aplicada em ambientes administrativos

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE CURSO I

Ergonomia aplicada em ambientes administrativos

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Objetivo geral e específico

3. Delimitação do estudo

4. Referencial teórico

5. Ergonomia

5.1 Fatores humanos no trabalho

5.1.1 Monotonia

5.1.2 Fadiga

5.1.3 Motivação

5.2 O sistema homem-máquina e o posto de trabalho com computadores

6. Conclusão

7. Referências bibliográficas

  1. INTRODUÇÃO

No que diz respeito ao ambiente de trabalho há vários fatores que influenciam diretamente e indiretamente na produtividade do pessoal, e consequentemente na geração de lucro para a empresa, um desses fatores que merece atenção em especial é a ergonomia.

É importante destacar a definição de ergonomia:

 ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, de segurança e de eficácia ( WISNER,1987,p.12).

De forma simplificada pode-se dizer que a ergonomia é um instrumento que é utilizado para adequar as atividades e o ambiente de trabalho aos trabalhadores, com o objetivo de proporcionar conforto e segurança ao trabalhador.

De acordo com a ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) a palavra ergonomia é derivada do grego Ergon( trabalho) e nomos (normas, regras, leis).

Para muitos trabalhadores o trabalho é o local que se passa a maior parte do tempo, daí a importância de adequar o local de trabalho ao trabalhador, adequação esta que envolve desde fatores simples como a luminosidade da sala a fatores mais complexos como o nível de stress que o trabalho ele no colaborador.

2. OBJETIVO  GERAL E  ESPECÍFICO

Em tempos em que se fala  e muito de Qualidade de vida no trabalho,o estudo sobre a Adequação da Ergonomia nos ambientes Administrativos vai identificar o que tem sido feito nessa área pelas empresas do setor administrativo. O objetivo de forma geral vai descrever o quanto de fato, tem sido feito na prática.

O objetivo de forma específica do trabalho visa relatar algumas mudanças que tem ocorrido devido ao investimento nesse departamento, por exemplo: melhorias na questão climática,compra de equipamentos como cadeiras e mesas apropriadas a cada função. O que no final resulta na maior produtividade dos envolvidos na questão.

3. DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

O presente trabalho vai relatar o quanto as empresas estão atentas ao quesito adequação ergonômica nos ambientes administrativos e  a real importância do mesmo para maior aproveitamento dos envolvidos na questão.

.

4. REFERENCIAL TEÓRICO:

É importante mencionar a história da ergonomia:

 A primeira definição de ergonomia é de 1857, sob a égide do movimento industrialista europeu. Essa definição foi feita por um cientista polonês, Wojciech Jastrzebowski, numa perspectiva típica da época, de se entender a ergonomia como uma ciêmcia natural, em um artigo intitulado  Ensaios de Ergonomia, ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência sobre a natureza (MÁSCULO,2011,p.9).

A ergonomia estuda a adaptação do trabalho ao trabalhador, e envolve desde o ambiente de trabalho em si até mesmo as técnicas que são utilizadas para exercer a função.

 A ergonomia surgiu de modo mais sistemizado por volta dos anos 1940, com o intuito de entender a complexibilidade da interação entre o trabalhador e seu trabalho, como também de oferecer estudos práticos e teóricos que comprovam a importancia de aprimorar essa relação(IlDA, 2005,p. 6).

Como dito anteriormente as pessoas estão passando a maior parte do dia no trabalho, e isso pode levar ao aparecimento de vários problemas com a saúde do trabalhador, problemas estes que podem ser de natureza física ou emocional.

É importante destacar a definição da ergonomia:

 A ergonomia (ou fatores humanos) é uma disciplina cientifica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema ( ABERGO, sd ).

 Quando levada a serio pela empresa e por seus trabalhadores, a ergonomia pode trazer benefícios para ambas às partes, evitando acidentes, problemas de saúde, e proporcionar conforto e eficiência.

É importante mencionar os objetivos de estudo da ergonomia que, segundo Dul e Weerdmeester ( 2012,p.14) são necessários:

 A ergonomia estuda vários aspectos: a postura e os movimentos corporais(sentados, em pé, empurrando, puxando e levantando cargas), fatores ambientais( ruídos, vibrações, iluminação, clima, agentes químicos), informação( informações captadas pela visão, audição e outros sentidos), relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas ( tarefas adequadas, interessantes). A conjunção adequada desses fatores permite projetar ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana.

As empresas estão dando maior importância a gestão da ergonomia, pois perceberam que é um investimento onde feedback é positivo. Pois é melhor ter um ambiente de trabalho onde seus trabalhadores estão “resguardados” dos problemas causados pelo ambiente do trabalho do que ter trabalhadores doentes e que não produzem o quanto deveriam.

A ergonomia busca uma relação entre trabalho e trabalhadores de forma segura, satisfação e bem-estar destes ( IlDA, 2002).

 

5 ERGONOMIA

De acordo com Ilda (2002), a ergonomia estuda diversos aspectos do comportamento humano no trabalho e outros fatores importantes para o projeto, visando alcançar seu objetivo, tais  como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (309.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com