TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e reflexão como vida profissional e produtividade da empresa

Seminário: Ergonomia e reflexão como vida profissional e produtividade da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Seminário  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

A Ergonomia e Seus Reflexos na Qualidade de Vida do Trabalhador e na Produtividade da Empresa.

As mudanças tecnológicas e as novas técnicas de gestão dos negócios têm causado varias alterações nos métodos e processos de produção. Para acompanhar estas mudanças, e necessário proporcionar aos funcionários condições adequadas para que estes possam exerce suas tarefas e atividades com conforto e segurança. Desta forma, é necessário adequar o posto de trabalho, as condições de trabalhos e organizar o sistema de produção com conceitos ergonômicos.

Tendo como premissa que a conquista da qualidade dos produtos e serviços com aumento produtividade só e possível com qualidade de vida no trabalho, as exigências ergonômicas não são mais apenas uma necessidade de conforto e segurança e de prevenção de doenças ocupacionais, e sim, uma estratégia competitiva para a empresa sobreviver no mercado globalizado.

Tendo em vista o processo de desenvolvimento pelo qual passa os setores industriais e de serviços em nosso país com processo de automação e informatização, a adequação ergonômica dos postos de trabalhos e do sistema de produção são necessidades imediatas. Com o processo de globalização que estamos vivenciando, a empresa para sobreviver precisa torna-se competitiva, portanto é necessário que ela modernize seus recursos técnicos (máquinas, equipamentos, ferramentas métodos e processos de produção), qualificar e capacitar seus recursos humanos, e proporcionar boas condições de trabalhos aos mesmos.

A produtividade e a qualidade do produto ou serviços estão diretamente ligadas ao posto de trabalho e ao sistema produtivo, e estes, deverão estar ergonomicamente adequados aos funcionários, para que possam realizar suas tarefas com conforto, eficiência e eficácia, sem causar danos a saúde física, psicológica e cognitiva. O futuro das empresas dependera cada vez mais da criatividade e da participatividade dos funcionários na solução dos problemas e, isto só será possível, se o ambiente de trabalho estiver ergonomicamente propicio para trabalhador.

O que temos observado na maioria das empresas brasileiras, especialmente as empresas de pequeno e médio porte, é um total descaso para com as condições de trabalhos e, conseqüentemente, com a qualidade de vida dos funcionários, o acarretara em custo, baixa qualidade e baixa produtividade.

Salientemos que a gestão ergonômica em uma empresa, seja ela pequena, media ou grande e uma exigência legal do Ministério do Trabalho e Emprego, contida na NR-17 de ergonomia, que todas as empresas devem cumprir sob pena de multas. A ergonomia deve estar presente nas mais diversas áreas da empresas, especialmente nos SESMTS e deve integrar-se a gestão de qualidade, pois a busca da qualidade total, passa necessariamente pela qualidade de vida no trabalho. A maioria dos problemas ergonômicos estão exatamente onde sempre estiveram, ou seja no projeto das maquinas, dos equipamentos, das ferramentas, do mobiliário e do posto de trabalho e , evidentemente agravado pelas inadequações relativas a organização do trabalho. Desta forma, se não houver a adequação ergonômica do posto de trabalho e nos processos de produção os problemas ergonômicos continuarão a existir. Estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com