TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erro E Fracasso

Exames: Erro E Fracasso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

ERRO E FRACASSO

A indagação ao erro e fracasso , começa a partir do contexto escolar, onde a professora se vê em uma situação conflituosa, um de seus alunos lhe pergunta repetidas vezes uma matéria que ele não havia entendido. A professora , aflita, não sabia o que fazer, e ficou pensando diversas vezes o que deveria ter feito no momento. A partir dessa situação, começa-se a cogitar possibilidades do que estaria ocorrendo com o aluno, que não só ele, mas outros com o mesmo "problema" são chamados de "alunos-problema", que são aqueles quase sempre diagnosticados como portadores individuais de algum desvio das normas escolares, ou seja, aqueles que não se enquadram na "normalidade" tanto mental, quanto moral das escolas.

Os alunos que são encaminhados aos psicólogos, pedagogos ou até mesmo psiquiatras , deve-se primeiramente entender o que acontece nesse âmbito escolar, ou seja, a maneira que a escola trabalha com esses alunos, como os professores estão agindo dentre das salas de aula para identificação dos mesmos.

Hoje, as crianças na escola são identificadas como : hiperativas ou apáticas, superdotadas ou as com limites de aprendizado , etc ; com esses termos fica difuso o "padrão pedagógico". Para diagnosticar essa criança/adolescente deve-se levar em consideração não só que ela é um "caso" clinico, mas sim o contexto que ela está inserida. Em qual situação econômica ela está inserida, é filho de uma determinada família, etc.

Um profissional da escola, deve procurar saber como eles são fora da escola, seu envolvimento familiar, com os demais amigos, pois o problema pode ser a escola, os professores, ou até mesmo o meio social . Deve-se focalizar não só no "aluno-problema", mas sim no método adotado dentro das instituições escolares.

A escola, é uma invenção da época moderna , e é definida como um conjunto de práticas, ininterruptas, repetitivas e autolegitimadores , entre seus atores concretos, ou seja, as pessoas que usufruem dela, e a partir dessas informações , é entendido que a escola é vitima de uma “clientela inadequada.”

REFERÊNCIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA. Núcleo de Bibliotecas. Manual para elaboração e apresentação dos trabalhos acadêmicos - Padrão Newton Paiva. Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http:/www.newtonpaiva.bh/NP_conteudo/file/Manual_aluno/Manual_normalizacao_Newton_Paiva_2010.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2011 .

JOSÉ , Rodrigo Madalóz ; SCALABRIN,Ionara Soveral ; JAPPE , Maira. O FRACASSO ESCOLAR SOB O OLHAR DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS . Região SUL, 2012 . Disponível em : http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/945/527 . Acesso em : 24 de março de 2013 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com