TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escopo

Trabalho Escolar: Escopo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 2

Definições do escopo no projeto

O escopo é um dos elementos fundamentais em um projeto. Ele é a chave para a realização da intenção de um projeto: transformar idéias em resultados. A essência do escopo é contemplar a totalidade ou a abrangência do empreendimento. Portanto, escopo de um projeto estabelece todo o trabalho a ser realizado para alcance dos resultados de um projeto e, conseqüentemente, de seu objetivo. O processo de caracterização do escopo é uma das etapas do planejamento operacional do projeto. É entendido dessa forma, pois, neste momento, não se tem como objetivo a discussão sobre quais resultados são necessários para intervir sobre a realidade, mas sim quais produtos devem ser desenvolvidos para atingir cada um desses resultados.

O planejamento do escopo é o processo de elaboração e documentação progressiva de um trabalho, não deixando margem a dúvidas sobre a sua abrangência e qualidade.

O escopo do projeto pode ser dividido em:

 Escopo do trabalho: define o trabalho (produtos e ações) que deve ser executado a fim de obter resultados com as características e funções especificadas.

• Escopo do Produto: define as características ou os requisitos de qualidade que devem ser incluídas no produto ou serviço.

Planejamento (P): o planejamento depende da fase de iniciação do projeto, uma vez que as atividades planejadas devem ser somente as necessárias para cumprir o escopo do projeto definido na proposta;

Execução (D): treinar se necessário, executar o planejado, gerenciar o projeto, documentar a execução, consultar o planejamento para as próximas atividades,

acompanhar a qualidade dos produtos e atualizar o arquivo do plano do projeto na ferramenta de gerenciamento de projetos;

Verificação (C): fazer reuniões periódicas, avaliar o executado em relação ao

planejado, avaliar o desempenho do projeto, avaliar solicitações de mudança e rever oplano de riscos, se necessário;

Ação (A): tomar as ações corretivas e fazer ajustes no planejamento, se

necessário, encerrar o projeto com propostas de aproveitamento dos seus produtos do projeto e respectivos indicadores para acompanhamento dos resultados esperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com